40 anos de CIPA no Hospital das Clínicas

“Quando estamos ao redor de uma mesa o interesse maior sempre é o HC”. Esta é a definição que o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Oswaldo Borelli ,sobre as reuniões realizadas no Hospital das Clínicas da FMRP-USP. “Há muitas discussões, mas sempre pensando no HC”, explica.
A CIPA completa, em novembro, 40 anos de atividade. Criada em 22 de novembro de 1979, o colegiado é formado por 16 titulares e 16 reservas representando os funcionários e o mesmo número para representar a direção. “O objetivo é solucionar os problemas que surgem e melhorar cada vez mais a qualidade do trabalho no HC”, afirma Luiz Antonio Veráguas Sanches, técnico de segurança do trabalho, que participou do estudo para implantação da CIPA.
Neste ano, a CIPA realizou sua jornada com quatro palestras com temas voltados para a saúde do trabalhador: importância das vacinas, vamos conversar sobre  agrotóxicos, a saúde em Ribeirão Preto e a importância dos cães no tratamento dos pacientes.
Para o presidente da CIPA, o fato mais marcante da trajetória de 40 anos foi a construção da UETDI (Unidade Especial de Tratamento em Doenças Infecciosas). “Foi um trabalho de muitos, mas a CIPA foi fundamental para retomada das obras, que estavam paradas, e para conclusão da UETDI.”

CIPA no mundo

As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia.
Os empregados das fábricas formaram os sindicatos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu na segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, em decorrência da chegada das máquinas, do aumento do número de acidentes, da adaptação do homem ao trabalho, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes.
CIPA no Brasil
No Brasil, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nasceu em 10 de novembro de 1944. E foi exatamente essa Comissão que alavancou a implantação da Segurança do Trabalho no solo brasileiro. A primeira portaria a regulamentar as comissões internas foi a de número 229, de 19 de junho de 1945.

No HC
A primeira reunião da CIPA, no HC, aconteceu em 22/11/79. Foram 84 candidatos para a primeira eleição para escolha de titulares e 10 reservas. O mais votado foi Paulo Roberto Nogueira, com 102 votos e o primeiro presidente foi João Roberto Freitas. A superintendência era exercida pelo professor doutor Carlos Eduardo Martinelli.
Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP