\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Mesa Redonda "Sistemas Complexos em Ciências Biomoleculares"

Mesa Redonda "Sistemas Complexos em Ciências Biomoleculares"

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), e a Disciplina de Pós-Graduação “Tópicos Avançados em Fisiologia” realizam a Mesa Redonda “Perspectivas sobre Aplicações de Sistemas Complexos em Ciências Biomoleculares”. O encontro será dia 3 de outubro (quarta-feira), das 14h30 até as 17h15, no salão do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP), Avenida Bandeirantes 3900, Rua Pedreira de Freitas, Bloco B.
Abrindo o programa de atividades, o Prof. Dr. Norberto Garcia Cairasco (FMRP), que atuará como Coordenador, fará uma introdução sobre os conceitos de Complexidade e Fenômenos Emergentes.
A utilização de sistemas químicos como modelos mínimos de algumas propriedades encontradas em sistemas biológicos será o tema abordado pelo Prof. Dr. Hamilton Varela (IQSC-USP)
O Prof. Dr. Ricardo Vêncio (FFCLRP-USP) apresentará os esforços do seu grupo para identificar as “partes” moleculares do microorganismo archea modelo H. salinarum.
Continuando o evento, o Prof. Dr. Antonio Roque (FFCLRP-USP) informará os recentes resultados de simulações computacionais que mostram que as características morfológicas e dinâmicas dos neurônios podem ter impacto nas propriedades funcionais de redes complexas cerebrais.
Para finalizar será realizada uma discussão com todos os membros da Mesa e o público terá a oportunidade de debater e tirar suas dúvidas sobre o tema.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo link: http://goo.gl/lekWL, por email: iearp@usp.br ou telefone: (16) 3602-0368.
Haverá também transmissão online, o programa completo pode ser acessado no link: www.iea.rp.usp.br