Hospital das Clínicas terá mais leitos para psiquiatria – jornalacidade.com.br

 

Medida poderá desafogar fila para pacientes agudos, que têm de esperar atendimento nas UBDSs de Ribeirão

A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas vai ampliar de seis para oito o número de leitos para internações de pacientes agudos de saúde mental.

A coordenadora do serviço de psiquiatria da UE, Cristina Marta Del Ben, explica que, durante o processo de reforma, ocorrido em 2012, a unidade trabalhou com três leitos e teve uma fila de espera de 30 pacientes.

Hoje, com seis leitos, a fila é de 5 pacientes, número que deve cair com a ativação dos dois novos leitos, nos próximos meses.

O objetivo dos leitos da Unidade de Emergência é controlar casos de pacientes com agitação psicomotora (física e psíquica, que pode chegar à agressividade) por até 72h.

Segundo Cristina, os novos leitos vão diminuir a espera de pacientes psiquiátricos nas UBDSs (Unidade Básica e Distrital de Saúde), que não têm estrutura para atendê-los, mas é o local onde precisam aguardar, até que saia vaga para internação.

“Dependendo do caso clínico do paciente, ele continua o tratamento em um leito de internação em outro hospital ou devolvemos para a rede”, afirma Cristina.

Uma tese de doutorado defendido no fim do ano pelo pesquisador Régis Erick Maia Barros mostra que 40% dos casos de primeira internação nos leitos da unidade de emergência são resolvidos sem precisar de novas internações prolongadas. Os outros casos que voltam para internação são mais graves e envolvem pacientes que, em algum momento, vão precisar passar novamente pelos leitos.

O coordenador de saúde mental do município, Alexandre Souza Cruz diz que todo leito a mais é bem-vindo, mas dizer que sozinhos dão conta de todo atendimento não é verdade.

Gargalo

“Existe um gargalo de pacientes que precisam de exames que só têm como ser feitos em um hospital com mais estrutura”, explica Cruz.

De acordo com o coordenador, há cinco anos a unidade de emergência tinha firmado um acordo com a promotoria de abrir mais três leitos.

“Precisamos aguardar para ver como esses leitos vão refletir no atendimento, mas não podemos dizer que estamos completamente tranquilos, o ideal é que fossem 12 leitos”, explica Souza Cruz.

Referência: Jornal a Cidade - Por: Mariana Lucera

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco