Sistema mostra leitos disponíveis em psiquiatria – www.jornalacidade.com.br

DRS de Ribeirão é a primeira a utilizar software que permite otimizar uso de vagas

Um sistema on-line que mostra o número exato de leitos hospitalares disponíveis para a saúde mental tem ajudado a região a otimizar a distribuição de vagas de internação psiquiátrica.

O coordenador de saúde mental de Ribeirão, Alexandre Souza Cruz, explica que o sistema foi disponibilizado depois de reuniões junto com os gestores de saúde mental da região e o promotor Naul Felca. A tecnologia está sendo usada desde agosto de 2012.

“Esse sistema já teve um reflexo. Mas se não existir o leito, não resolve. Continuamos com um gargalo de pacientes psiquiátricos que precisam de exames para definição de diagnóstico”, explica Cruz.

Antes da implantação do sistema, a solicitação era feita por telefone e, muitas vezes, os hospitais alegavam que estavam lotados e não havia leitos.

“Agora isso me permite questionar o hospital. Antes isso era negado pelo telefone e não tínhamos nenhum controle”, afirma.

O sistema pode ser acessado por gestores de saúde de qualquer lugar e está disponível pelo software Sisam 13. Esse sistema foi desenvolvido por alunos da USP e é capaz de armazenar e tratar diversos dados de pacientes e do serviço.

O programa está sendo utilizado pelo Departamento Regional de Saúde de Ribeirão, o primeiro a implantar a tecnologia para controle e distribuição dos leitos psiquiátricos.

Complexo regional

O sistema voltado para leitos psiquiátricos é similar ao futuro complexo regulador, anunciado semana passada pelo diretor regional de Saúde, Ronaldo Capelli. O objetivo é que todos os leitos de Ribeirão Preto e região estejam disponíveis por meio de um sistema parecido, para informar aos gestores de saúde as vagas, além de outros serviços, como agendas de consultas e atendimentos ambulatoriais.

 

Referência: Jornal a Cidade - Por: Mariana Lucera

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco