Pós-graduanda do Programa de Genética da FMRP-USP fica com o 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista

Pesquisa realizada pela bióloga Cláudia Carolina Silva Evangelista, aluna de pós-graduação do Programa de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, propõe inovação na forma como os recursos hídricos são aplicados ao solo. O estudo “visa à otimização do uso das águas em períodos de secas”. Claudia e seu orientador, Tiago Campos Pereira, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, acreditam ter vislumbrado “uma estratégia sem precedentes: a preservação de plantações através da anidrobiose (vida sem água)”.

A previsão, segundo eles, é que os recursos hídricos possam ser redirecionados e preferencialmente investidos no consumo humano, animal e produção de energia. Não haveria necessidade, portanto, de se utilizar volumes incalculáveis de água para irrigar as grandes extensões de terra em uso agrícola, uma vez que estas plantas poderiam ser reversivelmente preservadas a seco pelo processo de anidrobiose.

Com esse cenário em mente, Cláudia e seu orientador trabalharam na identificação de genes associados ao processo de anidrobiose em uma espécie modelo. Foi realizada uma triagem funcional (via RNAi) de aproximadamente 100 genes possivelmente associados à anidrobiose.

O professor Tiago explica que se trata de uma abordagem inédita no mundo, em que foram identificadas algumas das principais etapas no processo de anidrobiose. Adianta ainda que os estudos continuam e, em breve, os resultados estarão publicados, para compreender as bases moleculares da anidrobiose e, segundo Tiago, possibilitando o uso da engenharia anidrobiótica na agricultura.

Prêmio Jovem Cientista

Reduzindo drasticamente nossa dependência de água na agricultura através da anidrobiose”, título do trabalho de Cláudia, ficou com o 2° lugar no Prêmio Jovem Cientista 2013 – Tema Água - Desafios da Sociedade, categoria Mestre e Doutor.

Com proposta do estudo aborda a “gestão inovadora dos recursos hídricos aplicados ao uso do solo e a gestão ambiental”, afirma o orientador de Claudia. A pesquisa contou com o financiamento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O Prêmio Jovem Cientista é considerado um dos principais no campo das ciências no Brasil e será entregue pessoalmente pela Presidente da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, no dia 16 de dezembro. Cláudia receberá o prêmio no valor de R$ 20 mil e uma bolsa de estudos do CNPq (nível doutorado).

A premiação é inédita no Departamento de Biologia, local de trabalho do professor Tiago, e também na própria FFCLRP. Em 32 anos de existência, o Jovem Cientista havia premiado somente outras duas vezes o campus da USP de Ribeirão Preto.  

“Participar de um Prêmio Jovem Cientista é uma jornada muito laboriosa. Exige-se muito tempo para redigir todo o ensaio, literalmente parando todas as atividades de um laboratório tão pequeno quanto o nosso. Acreditávamos que nosso trabalho seria de alguma forma reconhecido, mas foi acima do esperado”, comemora o professor Tiago.


Sobre os autores


Cláudia Carolina Silva Evangelista
 é natural de São Paulo (SP), bióloga, formada em 2012 na FFCLRP, onde atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em Genética.

Tiago Campos Pereira é natural de Ipatinga (MG), biólogo formado na Unicamp em 1999, mestre (2002) e doutor (2005) pelo programa de Genética e Biologia Molecular da Unicamp. Realizou o pós-doutorado em 2006, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Desde 2009 é professor de genética do Departamento de Biologia da FFCLRP.

Mais informações: e-mail: tiagocampospereira@ffclrp.usp.brccsevangelista@gmail.com

Tags:, ,

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco