99% dos usuários do HEAB e AME indicariam essas Instituições para familiares e amigos

A Pesquisa de Satisfação ao Usuário (PSU) realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) para o Núcleo Técnico de Humanização (NTH) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), com relação ao atendimento do AME e Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), apontou que, no consolidado dos 12 meses de 2013, 99,78% dos entrevistados indicariam o AME Américo Brasiliense a seus familiares e amigos. O resultado não foi diferente para a pesquisa realizada no HEAB, na qual, do total de entrevistados 99,28% indicariam o hospital aos familiares e amigos.

Além da indicação, a pesquisa questiona atendimentos médicos e não médicos, limpeza, acessibilidade, iluminação, ventilação, sinalização, silêncio no ambiente hospitalar, entre outros.

Segundo a Assistente Social do SAU/HEAB, Haline Fernanda Canelada, todas as manifestações recebidas no setor são analisadas, principalmente as negativas. “Realizamos trimestralmente reuniões junto à Direção Geral para análise dos dados. Em 2013, apesar das diferenças inerentes, em média 0,2% dos usuários avaliaram negativamente os serviços, contudo, tais índices nos mostram, em âmbito geral, em quais pontos devemos ter um olhar mais crítico e implementar melhorias”, afirmou Canelada.

A pesquisa teve início neste novo formato, alinhado à Política Estadual de Humanização (PEH), em janeiro de 2013, e é realizada diariamente com usuários ou acompanhantes no momento da alta hospitalar ou no término das consultas ou exames. No ano passado, foram realizadas 2.286 entrevistas no AME e 1.117 pesquisas no HEAB. “Os indicadores obtidos com a pesquisa apontam, em termos operacionais, dimensões para subsidiar atividades de planejamento e monitorar a qualidade dos serviços ofertados”, concluiu.

O questionário também foi capaz de criar um perfil dos usuários que frequentam o AME e o Hospital Estadual Américo Brasiliense. Em 2013, as mulheres foram as que mais utilizaram os serviços, com 64,3% no AME e 57,6% no HEAB.

As faixas etárias dos usuários também foram iguais para o AME e HEAB. Quem mais utilizou o serviço foram pessoas de 61 anos ou mais, seguidas por outras de idade entre 51 a 55 anos.

A pesquisa mostrou ainda que 48,6% dos usuários do AME e 46,8% dos usuários do HEAB possuem o ensino fundamental incompleto e 23,4% dos usuários AME e 15,5% do HEAB possuem o ensino médio completo.

Com atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a renda per capita da maioria dos entrevistados também é parecida, 35,5 % dos usuários do HEAB e 34,4% dos usuários do AME possuem renda de R$ 601,00 a R$ 1.200,00.

Com relação a planos de saúde, 93,3% dos usuários do AME e 86,3% do Hospital Estadual Américo Brasiliense não possuem e grande parte dos usuários chegou à instituição através do transporte municipal (50,6% e 50,1% dos usuários AME e HEAB, respectivamente).

Foto: André Amaral / Hangar UltralevesPara a Assistente Social do SAU, o conhecimento do perfil socioeconômico dos usuários e acompanhantes contribui para melhorar o atendimento aos usuários. “Na medida em que existem fatores condicionantes e determinantes sobre a saúde, questões financeiras, alimentação, moradia, saneamento básico, trabalho, educação, lazer, meio ambiente, acesso aos bens e serviços essenciais, entre outros, o conhecimento do perfil favorece uma leitura sobre como as variáreis dirigidas para esse contexto se interrelacionam e conduzem às questões clínico epidemiológicas, reforçando o impacto dos determinantes sociais sobre a saúde populacional”, finalizou.

Referência: Assessoria de Imprensa HEAB

Tags:,

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco