Câmara Municipal de Ribeirão Preto presta homenagem póstuma ao Professor Claudio Roberto Carvalho Rodrigues

No dia 14 de maio de 2014, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto prestou uma homenagem ao Professor Claudio Roberto Carvalho Rodrigues, com o Prêmio Dr. Luis da Rocha Cerqueira, categoria homenagem póstuma. Essa premiação anual é iniciativa do Fórum Permanente de Discussão da Política de Atendimento em Saúde Mental, criado pela vereadora Glaucia Berenice, em 2009, e que tem por objetivo propor discussões e iniciativas visando a melhoria do sistema de saúde mental em Ribeirão Preto.

Professor Claudio Roberto Carvalho Rodrigues nasceu em Bauru, SP, em 31 de agosto de 1945 e passou sua infância na cidade de Tupã, SP. Graduou-se em Medicina na FMRPUSP em 1970 e ingressou na carreira acadêmica como docente do então denominado Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica, em 1975. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Salamanca em 1988, nas áreas de Psiquiatria e de Ensino de Psiquiatria. Faleceu em 25 de dezembro de 1993.

Durante seus anos de docência, o Professor Claudio dedicou-se intensivamente ao ensino de graduação em Medicina. Foi membro da então denominada Comissão Coordenadora de Ensino, atual Comissão de Graduação da FMRP-USP, de novembro de 1981 a fevereiro de 1991, e seu coordenador/presidente de abril de 1983 a fevereiro de 1991. Dedicou-se também à formação de psiquiatras e outros profissionais de Saúde Mental, por meio de expressiva atuação no Programa de Residência Médica em Psiquiatria do HCFMRPUSP.

Coerente com a sua dedicação ao ensino superior, participou ativamente da criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental, inaugurado em 1991, com vistas à formação de professores e pesquisadores na área de Saúde Mental.

A indicação do Prof. Claudio ao Prêmio Luis da Rocha Cerqueira é um reconhecimento da relevância do seu papel na formação de profissionais de saúde e, passados 20 anos do seu falecimento, uma prova de que seus ensinamentos continuam presentes e vivos naqueles que tiveram a honra de compartilhar do rigor e da seriedade que o Prof. Claudio imprimia em sua atuação acadêmica.

Referência: Profa. Dra. Cristina Marta Del-Ben, Departamento de Neurociências e Ciência do Comportamento da FMRP-USP