Saúde Mental é tema de Salão de Ideias na 14ª Feira do Livro

Saúde mental foi o tema do primeiro Salão de Ideias da 14ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto realizado no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace.

O assunto foi abordado por integrantes do Grupo Comunitário de Saúde Mental, formado pela psicóloga Sônia Regina Loureiro, professora doutora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto; por Carmem Lúcia Cardoso, psicóloga e professora livre docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto; por Sérgio Ishara, psiquiatra e doutor em Saúde Mental e médico assistente do Hospital das Clínicas; e por Trude Franceschini, médica pediatra e mestre em Saúde Pública.

Um vídeo com depoimentos de pessoas que participam do Grupo foi apresentado abrindo o Salão de Ideias. Franceschini coordenou a apresentação e a conversa no Palace. Os responsáveis pelo Grupo Comunitário de Saúde Mental enfatizaram durante o Salão de Ideias a construção da pessoa humana e da saúde mental, a partir do processo de apropriação das vivências cotidianas, onde cada participante é convidado a realizar um exercício continuado de elaboração e de compartilhamento das próprias experiências, favorecido pelo encontro grupal.

O psiquiatra Sérgio Ishara ressaltou que o Grupo ajuda as pessoas envolvidas a não perderem a atitude diante das coisas que acontecem. “No grupo compartilhamos experiências onde um ajuda o outro”.

Outro ponto de destaque na apresentação foi que a partir da década de 70 começaram ocorrer importantes mudanças na área da saúde mental, visando melhores condições de vida.

De acordo com a psicóloga Carmem Lúcia Cardoso, essas mudanças foram fruto da organização de movimentos sociais e da ampla reforma sanitária com regulamentação do Sistema Único de Saúde.“As mudanças trouxeram o resgate a liberdade, fundamental para o desenvolvimento da pessoa”.

Já a psicóloga Sônia Regina Loureiro falou da Saúde Mental visando os profissionais da área. “A Saúde Mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Está relacionada à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções”.

 Feira do Livro – A 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece até o dia 25 de maio e contará com mais de 600 atividades gratuitas dos mais variados gêneros. A expectativa é receber cerca de 600 mil pessoas, entre alunos das redes estadual e municipal, escritores locais, nacionais e internacionais, artistas, personalidades e visitantes.

No sábado, dia 17, as atividades acontecerão durante todo o dia. Entre elas estão programadas apresentações de corais, teatro infantil, musicais, dança, Salão de Ideias, entrega de Prêmio Literário, oficina cultural, Mesa de Debates, entre outros.

 

A programação completa pode ser conferida no site do evento:  www.feiradolivroribeirao.com.br.

Referência: Fundação Feira do Livro - Por: Wolfgang Pistori, Eliane Silva,  Renata Barussi  

Tags:

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco