Docentes da FMRP-USP visitam Hospital Estadual Américo Brasiliense

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) recebeu no dia 28 de abril, a visita de docentes de diversos departamentos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).  Esse encontro ocorreu pela iniciativa do Diretor da FMRP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, em convidar os departamentos para conhecer as instalações do HEAB e estudar a possibilidade de ampliar o campo de estágio para alunos e residentes no hospital.

Durante a visita, o Diretor Geral, Dr. Tales Rubens de Nadai, contou a história da unidade e explicou todo o funcionamento da instituição, além de ressaltar a importância em receber alunos e residentes do complexo. Na ocasião, os docentes conheceram todo o Hospital e puderam ver o funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), do setor de endoscopia, do centro cirúrgico, do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), da UTI e das alas de internação. Conheceram também o Ginásio de reabilitação, as salas de aula, anfiteatros, alojamento de alunos e por fim almoçaram do refeitório do hospital.

Pela primeira vez no HEAB, a professora titular da otorrinolaringologia e chefe do departamento de oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, Prof.ª Dr.ª Wilma Alsemo-Lima ficou feliz com o convite em participar e com a estrutura que conheceu. “Fiquei impressionada com o excelente aproveitamento do espaço físico da Instituição e com a beleza do projeto. Trata-se de uma boa oportunidade de ensinarmos atendimento primário e secundário em um hospital humanizado, bem estruturado, com  uma rotatividade de agenda adequada e bem gerenciada”, conclui Prof.ª Dr.ª Wilma.

Para o Dr. Tales Rubens de Nadai, o HEAB possui inúmeras janelas de oportunidades para treinamentos de alunos da FMRP, assim como residentes do HCFMRP. “Hoje já temos alunos do internato de cirurgia passando em estágio no HEAB, assim como residentes de diversas áreas, como medicina social, cirurgia geral, urologia, cirurgia vascular, ginecologia e ortopedia.” Afirmou o diretor.

O HEAB tem no seu planejamento estratégico para os próximos anos ampliar o ensino e a pesquisa na instituição, desta forma a diretoria espera receber mais visitas como essa para que os vínculos com a FMRP se fortaleçam cada vez mais.

Referência: Assessoria de Imprensa HEAB