Semana de combate ao AVC

Entre os dias 27 de outubro e quatro de novembro, a Rede Brasil AVC promove a Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este ano, com o lema Eu me importo, o evento quer colocar a doença como tema central da agenda global de Saúde, melhorar o atendimento e diminuir o número de mortes e sequelas.

Alertando a população para os riscos do AVC, o Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em parceria com a Rede Brasil AVC, aproveita o Dia Mundial do AVC, dia 29 de outubro, para começar uma campanha na Praça XV de novembro (centro da cidade), envolvendo profissionais do Hospital das Clínicas (HCFMRP) e alunos da Liga de Neurologia da FMRP.

A equipe da USP estará na praça das 8 às 17 horas, distribuindo panfletos informativos, realizando testes de glicemia, aferir pressão arterial e tirando dúvidas sobre o AVC. O objetivo é orientar como prevenir, ensinando a adoção de alimentação saudável.

Simpósio internacional

Já no dia 31 de outubro, das 13 às 20h30, o Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP realiza o Terceiro Simpósio Internacional do Dia Mundial do AVC. Organizado com o apoio da mesma parceria - Rede Brasil AVC e do Hospital das Clínicas da FMRP, contará com a participação via teleconferência de palestrantes internacionais do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), Universidade de Utrecht (Holanda) e Universidade de Toronto (Canadá), além de médicos do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e de Ribeirão Preto. Os especialistas discutirão atualizações da prevenção, tratamento e reabilitação do AVC.

O Simpósio será no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Rua Bernardino de Campos, 999, centro de Ribeirão Preto. Confira detalhes no blog do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo de Ribeirão. No mesmo blog, os interessados podem fazer suas inscrições. As taxas custam de R$20,00 a R$40,00.

Caminhada e corrida

Como parte da Campanha Nacional de Combate ao AVC, no dia 1º de novembro, sábado, haverá uma caminhada e corrida, chamando atenção para o combate à doença. O evento terá dois percursos: 5 km de corrida e 2,5 km de caminhada.

A atividade é gratuita, aberta à população, com saída às 8 horas da Praça Matheus Nader Nemer (Praça das Bicicletas), na Rua Chile, 1568, Ribeirão Preto. No local, será aferida a pressão arterial, medida a glicemia, e o público receberá material informativo.

AVC Mata

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte no Brasil e de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.

Estima-se que 17 milhões de AVCs irão afetar as pessoas em todo o mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles. Mas a boa notícia é que o problema pode ser evitado, pois as causas que levam o indivíduo a sofrer um AVC - como hipertensão, colesterol, tabagismo e sedentarismo - são conhecidas e felizmente podem ser tratadas, inclusive evitadas.

Além disso, o AVC já tem tratamento. Existem medicamentos que quando administrados logo após o início dos sintomas – até quatro horas - podem restabelecer a circulação cerebral, evitando assim sequelas e mortes. Neste momento, o desconhecimento sobre a doença no Brasil é o maior obstáculo ao seu tratamento.

Mais informações: (16) 3602.0368 – e-mail: iearp@usp.br

Tags:

Referência: Por: Portal de Informações da USP - Ribeirão Preto, com informações da Assessoria de Imprensa do HCFMRP

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco