Professor da FMRP-USP recebe o Prêmio “Pesquisador do Ano”

O professor Thiago Mattar Cunha, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, acaba de ganhar o prêmio Pesquisador Pleno 2014, da Biotech-Space. A entrega oficial foi em 25 de maio, em Ribeirão Preto.

Segundo os organizadores da premiação, o professor Cunha foi reconhecido por seus méritos pela comunidade brasileira de biotecnologia e biociências. O prêmio Pesquisador do Ano foi instituído pela rede de pesquisadores Biotech-Space para promover o reconhecimento de pesquisadores e alunos que tenham contribuído de forma relevante à pesquisa na área.

As indicações para o prêmio são feitas pela própria comunidade de pesquisadores de diversas instituições brasileiras pertencentes à Rede Biotech-Space; e a seleção é feita por um comitê composto por pesquisadores de diversas instituições do país.

Biotech-Space surgiu em 2012 com o objetivo de promover a produção de inovações de empresas brasileiras com base no conhecimento acumulado nas universidades e centros de pesquisa.

Carreira

Thiago Mattar Cunha possui graduação, mestrado e doutorado em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, e pós-doutorado em Farmacologia pela FMRP, onde atualmente é professor doutor.

É um dos pesquisadores do Center for Research in Inflammatory Diseases (CRID), grupo multidisciplinar de pesquisadores, criado em agosto de 2013, que tem como objetivo desvendar os mecanismos envolvidos nas doenças inflamatórias, em busca de novos tratamentos e de diagnósticos mais rápidos e precisos.

O CRID reúne pesquisadores da USP, Unesp, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do NIH-USA (National Institutes oh Health), coordenados pelo professor Fernando de Queiroz Cunha, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.  O CRID é um dos onze Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), sediados na USP e financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Atua como editor acadêmico dos periódicos internacionais Plos One e Frontiers in Pharmacology. Suas pesquisas têm ênfase em Farmacologia da Inflamação e da Dor. Em 2014, foi autor de um trabalho pioneiro que trata sobre o desenvolvimento de uma nova molécula com atividade analgésica, capaz de bloquear os receptores do fator do complemento. Esta descoberta poderá vir a ser o protótipo de uma nova classe de analgésicos. Publicou mais de 90 artigos científicos, cinco capítulos de livros, 127 resumos em anais de congresso, tem o registro de uma patente e já orientou, entre outros, nove alunos de doutorado e 12, de mestrado.

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão Preto - Por: Rosemeire Soares Talamone

Tags:,