EERP ganha prêmio InovaSUS

Pesquisadores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP conquistaram o segundo lugar no Prêmio InovaSUS 2015, pelo trabalho Cogestão, apoio institucional e acolhimento na atenção básica: uma pesquisa-intervenção.

De acordo com a professora Cinira Magali Fortuna (foto), da EERP e coordenadora do trabalho, “trata-se de uma pesquisa-intervenção sobre gestão democrática e compartilhada dos serviços de saúde, acolhimento e apoio institucional”, que foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na premiação, a pesquisa concorreu na modalidade Educação Permanente para o SUS.

Concorreram centenas de trabalho de todo o Brasil, na etapa de avaliação restaram 82, 22 na região sudeste. “Desses 22 conseguimos o segundo lugar, o que é muito importante, pois se trata da região com o maior número de experiências inscritas para a premiação. A sensação é das melhores, pois indica que estamos no caminho certo da parceria universidade e serviços de saúde para a qualificação da atenção à saúde”, comemora a professora.

O grupo é formado pelas mestrandas Karemme de Oliveira e Priscila Noriê, e o doutorando Flávio Melo. Além dos alunos da EERP, também participaram do projeto Monica Vilchez, Cristiane Ribeiro, profissionais do Departamento Regional de Saúde de Araraquara, e Gabriela Camacho, as três mestrandas da EERP, e as professoras Márcia Ogata e Adriana Feliciano, todas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O prêmio

A premiação, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), tem como objetivo incentivar experiências inovadoras no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta edição foram apresentados dois editais diferentes, um premiou os projetos de Gestão da Educação na Saúde, nas modalidades Educação Permanente em Saúde para o SUS e Integração Ensino-Serviço e, o outro, os projetos na Gestão do Trabalho na Saúde.

Na primeira modalidade foram premiados 21 trabalhos, e na segunda 17. Segundo a professora Cinira, prêmio visa também a continuidade das ações em todo território nacional.

Mais informações: (16) 3315 3950 E-mail: fortuna@eerp.usp.br

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão Preto - Por: Raquel Duarte

Tags:,

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco