McMaster University dá título honorífico à professora da EERP

A professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Isabel Amélia Costa Mendes, foi homenageada, dia 14 de junho, pela McMaster University, do Canadá. A pesquisadora da USP recebeu o título honorífico Doctor of Science (doutor em ciência) durante colação de grau de mais de 500 enfermeiros desta universidade pública canadense que, além da tradição em graduação, destaca-se por intensa produção científica.

A brasileira foi a única professora estrangeira homenageada no evento. Justificando a escolha para o título, a própria McMaster destaca, no currículo da professora Isabel, sua atuação na última década como diretora do Centro Colaborador para o Desenvolvimento da Saúde e Pesquisa em Enfermagem da Organização Mundial de Saúde (OMS). O título também é reconhecimento pelo intenso trabalho da professora Isabel em pesquisas nos mais diversos aspectos da enfermagem, com influência em países de línguas inglesa, espanhola e portuguesa.

A homenageada

Única brasileira eleita para ser Secretária Geral da Rede Global de Centros Colaboradores da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia, cargo que exerceu de 2008 a 2014, a professora Isabel é titular da EERP, onde se graduou em Enfermagem e em Enfermagem de Saúde Pública.

Fez mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado na EERP. Foi membro e coordenadora do Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde do CNPq. Diretora da EERP em dois mandatos, onde exerceu também a diretoria do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Pesquisa em Enfermagem.

Presidiu a Rede Pan-Americana de Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Enfermagem e coordenou a Rede Ibero-Americana de Editoração Científica em Enfermagem. Foi co-editora da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Presidente do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau Internacional (STTI) – Sociedade Honorífica de Enfermagem EERP/USP.

Diretora do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem desde agosto de 2006. Integra o Telenursing Network Advisory Group do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e International Society for Telemedicine & e Health e, ainda, o Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, Portugal. Tem experiência na área de Enfermagem Fundamental com ênfase em Comunicação, Gestão e Liderança em Enfermagem, Ciência & Tecnologia em Enfermagem, Telenfermagem e Educação a Distância. Membro do GAPFON – Global Advisory Panel for the Future of Nursing, desde março de 2014.

Mais informações: (16) 33153389

Por: Rita Stella