Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto receberá tecnologia avançada para o diagnóstico de câncer ocular

O equipamento da cidade será o segundo no Brasil; prefeito promete 1,6 mil consultas nos primeiros dois anos de uso.

Por meio do programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, o Hospital das Clínicas (HC), da Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto, conseguiu captar R$ 2.436.599,35 para implantação do Centro de Oncologia Ocular no local.

O diferencial está no ganho de um equipamento chamado Retcam para auxiliar no diagnóstico da retinopatia da prematuridade e do retinoblastoma, que são problemas oftalmológicos que afetam crianças e podem levar à cegueira irreversível, caso não sejam detectados para um tratamento precoce.

A notícia foi dada na noite de terça-feira, 26, pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. “Esta é uma grande conquista para Ribeirão Preto e para as cidades que compõem a região que poderão contar com este grande centro de referência. Serão 20 consultas e dois novos casos por semana, o que significa 1.600 consultas e 160 casos novos nos dois primeiros anos de atendimento”, disse o prefeito.

Tecnologia

A Retcam possui uma tecnologia capaz de obter toda a documentação da retina do paciente permitindo que as imagens possam ser transmitidas para outros centros especializados para interpretação, diagnósticos e troca de opiniões entre profissionais da área médica.

No Brasil, existe apenas um equipamento instalado na Universidade Federal de São Paulo, no Instituto da Visão.

Objetivo

A estruturação do Centro de Oncologia Ocular no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, terá como objetivo principal o tratamento de tumores intraoculares.

Referência: Revide - Foto: Divulgação - https://www.revide.com.br/noticias/saude/ribeirao-preto-recebera-tecnologia-avancada-no-diagnostico-de-cancer-ocular/