Novo coletivo criado na USP vai atuar na redução de danos ao uso de drogas

Formado por alunos de graduação e pós-graduação da USP e com parcerias externas, o grupo procura mais voluntários para dar início às atividades

Alunos da USP criam coletivo para redução de danos e das consequências negativas causadas pelo uso de drogas em festas e festivais. Também devem atuar com palestras em escolas e ONGs; tudo sem julgamentos morais.

Chamado Acalma Redução de Danos, o novo coletivo quer desenvolver estratégias de abordagens para usuários de drogas utilizadas internacionalmente e apoiada por instituições sobre drogas no Brasil, como a Secretaria Nacional de Polícias sobre Drogas (SENAD) e o Ministério da Saúde.

Segundo Juliana Mendes Rocha, coordenadora do coletivo e aluna de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a transformação da relação do indivíduo com a substância psicoativa é estruturada a partir de cinco principais fatores de atuação:  acolhimento; conscientização; acesso à informação; testagem de substâncias e promoção da saúde mental. “A partir disso, o grupo vai promover encontros de grupos de estudos sobre as principais classes de substâncias, e fazer abordagens e reuniões de organização do coletivo”.

A equipe do ACALMA é composta por alunos de graduação e pós-graduação da USP em Ribeirão Preto, com parcerias externas, de diversas áreas: enfermagem, medicina, biologia, psicologia, pedagogia e publicidade. O grupo busca novos voluntários, com o objetivo de unir pessoas que possam ajudar nas ações.

Mais informações: coletivoacalmarp@gmail.com ou facebook: @AcalmaReduçãodeDanos

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto - Por Júlia Gracioli