Ex-reitor da USP é novo presidente da Fapesp Decreto de nomeação de Marco Antonio Zago foi publicado no dia 29 de setembro

O ex-reitor da USP, Marco Antonio Zago, é o novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O decreto de nomeação foi assinado publicado no Diário Oficial do Estado no dia 29 de setembro.

Zago compôs a lista tríplice definida em 3 de setembro deste ano pelo Conselho Superior da Fundação e entregue ao governador para a escolha do novo presidente. A lista foi definida em função do fim do mandato do professor José Goldemberg, também ex-reitor da USP, no dia 7 de setembro. Goldemberg ocupava o cargo desde 2015.

Reitor da USP no período de 2014 a janeiro de 2018, Marco Antonio Zago é professor titular desde 1990. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1970), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade, respectivamente, em 1973 e 1975.

É docente em dedicação exclusiva desde 1973, tendo realizado o pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine na Universidade de Oxford. Dentre outros cargos, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010.

Foi pró-reitor de Pesquisa da Universidade no período de 2010 a 2014. Foi presidente do CNPq, coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança.

É secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo desde abril deste ano.

Referência: Jornal da USP - Por: Adriana Cruz