Hospital Estadual Américo Brasiliense realiza cadastramento para doação de medula óssea

O Hospital Estadual Américo Brasiliense em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto realizou o cadastramento para doação de medula óssea. A ação faz parte da programação da 9º Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Para participar, o interessado deve ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde, além de portar um documento oficial com foto. Nesta etapa, será realizado o cadastro de informações e coleta de 5ml de sangue para realizar o exame que traça o perfil genético.

As informações são cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), que é designado pelo Ministério da Saúde para encontrar doadores compatíveis com pacientes que necessitam de transplante em todo Brasil.

Célula-tronco

A célula-tronco hematopoiética é capaz de dar origem a todas as células maduras do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas), localiza-se principalmente na medula óssea e pode ser obtida de três formas: - Medula óssea, por meio de um procedimento cirúrgico sob anestesia aspirado do osso da bacia; - Sangue periférico, onde o doador recebe injeções diárias, de um medicamento que aumenta o numero de células-tronco no sangue e através do Cordão umbilical, onde o sangue é coletado logo a após o parto.

Os pacientes que necessitam de transplante são portadores de câncer, que afeta a função da medula óssea (ex. leucemia) ou que tenham a medula incapaz de produzir células do sangue (ex. aplasia de medula) e pacientes com doenças genéricas (ex. anemia falciforme, talassemia).

Para saber mais sobre cadastro, doação e transplante de medula óssea acesse: www.redome.inca.gov.br

https://globoplay.globo.com/v/7113863/

Referência: Assessoria de Imprensa Hospital Estadual Américo Brasiliense 

 

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco