Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas lança olhar para a diversidade

Acolher diversidades é uma responsabilidade social de todos. No contexto do Sistema Único de Saúde, acolher é humanizar o atendimento, estabelecer vínculo das equipes profissionais com os usuários, ampliando a possibilidade de intervenção oportuna.

A Unidade de Emergência está buscando fazer sua parte. Em novembro será realizado o I Simpósio de humanização “Acolhendo a diversidade. Vamos falar sobre isso? ” - que irá abordar a vulnerabilidade populacional, novos arranjos familiares e as barreiras enfrentadas pela população LGBT no Hospital.

Para a coordenadora do Grupo de Humanização da Unidade de Emergência, Raquel Verceze, “considerando a Unidade de Emergência HCFMRP/USP como uma porta de entrada é importante preparar os profissionais de saúde e gestores para o recebimento à população que está cada vez mais diversificada, este olhar interfere de forma positiva no cuidado às esses usuários, ressalto ainda que a diversidade é definida como uma qualidade daquilo que é diferente”, explica.

População trans - Os profissionais já estão discutindo o tema antes mesmo do simpósio. No dia 8 de outubro, foi realizada a palestra “ Desafios na promoção do cuidado à saúde física e psíquica da pessoa trans”, proferida pela professora Lúcia Alves Lara, ginecologista e obstetra especialista em sexualidade e presidente da Comissão Nacional de Sexualidade.

Em sua apresentação, a doutora Lúcia falou sobre a definição, os tipos de transexualidades e os desafios enfrentados no atendimento dessas pessoas. “Essa população existe e está desassistida, precisamos integrar essas pessoas”, esclarece “ São pessoas reativas, a equipe precisa dispensar uma atenção especial para o risco de agravo e discriminação desta população”, explica.

O coordenador do Departamento de Atenção à Saúde da Unidade de Emergência, doutor José Paulo Pintyá, esclarece ...“ precisamos estar mais atentos à essa população e essa discussão é importante para que possamos ganhar maturidade e cultura para que possamos prestar um acolhimento melhor a cada dia”.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP

Compartilhe

Editor: Benedito Carlos Maciel
Corpo Editorial: Margaret de Castro, Benedito Carlos Maciel, Ricardo de Carvalho Cavalli
Coordenação Executiva: Célia Bíscaro
Assessoria Técnica: Seção Técnica de Informática da FMRP-USP
Assessoria: Assessoria de Imprensa do HCFMRP-USP, Assessoria de Imprensa HEAB, Assessoria de Imprensa do Hemocentro RP e Documentação Científica da FMRP-USP
Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde - FMRP-USP | HCFMRP | FAEPA
2012 - Todos os Direitos Reservados - Fale Conosco