Prof. Fernando de Queiroz Cunha (FMRP-USP) foi um dos vencedores do III Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano Instituto Nanocell

Iniciativa valoriza trabalhos que propõem melhorias na gestão de saúde, ciência e educação

O coordenador do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP Fernando de Queiroz Cunha foi um dos vencedores do III Prêmio Cientistas e Empreendedores do Ano Instituto Nanocell na área de Biotecnologia Aplicada à Saúde e na categoria Professor.

O prêmio busca valorizar, incentivar e divulgar trabalhos nas áreas de ciências, educação e saúde pública que proponham melhorias em gestão de saúde, ciência e educação públicas e privadas, políticas de prevenção, qualidade de atendimento e tratamento. A iniciativa também pretende revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.

Fernando de Queiroz Cunha é professor titular de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Tem experiência na área de imunofarmacologia com ênfase em doenças inflamatórias, atuando principalmente nos seguintes temas: sepse, artrite reumatoide, mecanismos envolvidos em lesões tissulares, migração de leucócitos, resposta imune inata e citocinas. Atualmente é coordenador do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um dos centros de pesquisa, inovação e difusão apoiados pela Fapesp sediado em Ribeirão Preto. Coordena ainda o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

O Instituto Nanocell é uma entidade privada sem fins lucrativos na área de ensino, ciências e tecnologia cuja missão é promover as ciências e a educação, desenvolvendo a tecnologia e a inovação para o bem estar social.