Instituto Butantan faz parceria internacional para desenvolver vacina contra dengue

Empresa farmacêutica norte-americana MSD trabalhará em conjunto nas pesquisas.

O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, firmou uma parceria com a empresa farmacêutica norte-americana Merck & Co. Inc. para colaboração tecnológica e em pesquisa clínica no desenvolvimento de vacinas contra a dengue.

As doses em desenvolvimento buscam proteger contra os quatro tipos da dengue. Para o Governo do Estado, a troca de conhecimentos deve agilizar o processo de avaliação de eficácia e segurança das formulações dos produtos, pois a prevalência de tipos da doença é diferente no Brasil e no território norte-americano.

De acordo com a administração, a iniciativa permitirá que o Instituto Butantan poderá receber até US$ 101 milhões dólares, a serem investidos em pesquisa e na produção de vacinas.

"Isso permitirá às instituições o compartilhamento de informações sobre pesquisas clínicas e que as entidades aperfeiçoem os programas contra a doença", informou a secretaria de Saúde em nota.

Fabricação

A imunização, desenvolvida para prevenir os quatro subtipos do vírus, deverá ser indicada para pessoas de 2 a 59 anos, além de ser aplicada também para aqueles que não tiveram a doença anteriormente.

A vacina está na 3ª fase do estudo clínico, na qual é testada em humanos. Assim que a etapa for concluída, haverá um pedido de registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente após esse passo, a dose poderá ser disponibilizada à população.

Referência: www.destakjornal.com.br - Foto: Marcos Santos / USP Imagens