\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Complexo na Midia > A boa alimentação influencia na saúde dos olhos – O Programa Saúde sem Complicações entrevistou o professor Eduardo Melani Rocha, que falou sobre saúde dos olhos

Saúde sem Complicações desta semana entrevista o professor Eduardo Melani Rocha, chefe do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Rocha explica que a saúde dos olhos também depende de uma boa alimentação. Lembra que para isso é preciso ter alimentos frescos e variados em um prato colorido, e cita a vitamina A, que é encontrada na cenoura, por exemplo, como essencial para os olhos. No programa, ele fala que os problemas mais comuns são os de erros refrativos, como a miopia e a catarata.

A escolha do óculos de sol também é importante para a saúde ocular. De acordo com o professor, o interesse com a escolha do óculos de sol aparece apenas na vida adulta. Entretanto, a exposição aos raios ultravioleta está presente desde a infância, por isso a preocupação deve se estender às crianças.

Além disso, ele ressalta a importância do acompanhamento periódico de um oftalmologista. Mas é importante, ainda, o cuidado com os óculos de correção visual, entre as medidas de limpeza estão o uso de sabão líquido na armação e de álcool propílico na lente. Quanto ao uso de lentes de contato, precisa ser avaliado se o paciente tem boa lágrima, ressecamento dos olhos ou problemas com piscar para ser indicada.

Outro cuidado importante é o uso do óculos de proteção nas atividades profissionais, quando necessário. Rocha conta que, de acordo com seus estudos, casos de olhos machucados que chegam à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP acontecem porque o indivíduo não imagina que poderia ocorrer ou por reincidências. Por isso, ele alerta que é importante utilizar proteção ao se ter contato com materiais como ferro e madeira, por exemplo.

Referência: Jornal da USP – Por: Giovanna Grepi