\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > A Equipe Multidisciplinar de Fibrose Cística realizou a 9ª Jornada de Fibrose Cística no último dia 22 de setembro.

A Equipe Multidisciplinar de Fibrose Cística realizou a 9ª Jornada de Fibrose Cística no último dia 22 de setembro.

O evento faz parte do calendário anual do Ambulatório Multidisciplinar de Fibrose Cística (AMFC) e tem como objetivo proporcionar um dia de confraternização com informação entre pacientes, familiares e profissionais. 
Este ano sofram discutidos os seguintes temas: “Diabetes na Fibrose Cística”, com o professor Rafael Liberatore, endocrinologista pediátrico e docente do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP e “Importância da Vitamina na Fibrose Cística”, com a nutricionista do Grupo de Fibrose Cística da UNICAMP, Renata Guirau

A Fibrose Cística é uma doença genética de herança autossômica recessiva que acomete vários órgãos, principalmente pulmões, pâncreas e glândulas sudoríparas. Apresenta-se com quadros clínicos diversos, que podem surgir desde a infância, ou se apresentando em qualquer idade, até em adultos. O “teste do pezinho”, na primeira semana de vida da criança, por exemplo, é uma das formas de diagnóstico da doença. Além dele, exames genéticos e o teste do cloro no suor ajudam a identificar a doença. Apesar de não existir ainda a cura, o tratamento precoce e bem orientado favorece uma melhor qualidade de vida para o paciente.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP