A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP procura voluntárias para pesquisa para avaliar o nível de conhecimento sobre os músculos do assoalho pélvico

As pesquisadoras vão avaliar também sintomas e disfunções e auto-estimativa da contração do músculo.

A interessadas devem ter 18 anos de idade ou mais, alfabetizadas e moradoras da zona oeste de Ribeirão Preto, que compreende, por exemplo, os bairros Vila Tibério, Monte Alegre, Vila Virgínia, Jardim Recreio, Dom Mielle e Planalto Verde e adjacentes.

A pesquisa conta com uma avaliação fisioterapêutica e depois as mulheres serão encaminhadas para quatro encontros no Grupo Educativo sobre os Músculos do Assoalho Pélvico, sempre às quartas-feiras, das 8 às 9 horas. Os encontros acontecem no Setor de Fisioterapia do Centro Saúde Escola Dr. Joel Domingos Machado (CSE), na Rua Terezina, 690, em Ribeirão Preto.

De acordo com as pesquisadores, o objetivo é orientar sobre os músculos do assoalho pélvico, como a localização, função, problemas, formas de tratamento com ênfase ao tratamento fisioterapêutico.

Entre os temas abordados estão: incontinência urinária, bexiga caída e problemas relacionados a relação sexual. A pesquisa é das alunas de mestrado Letícia Maciel de Freitas e Natalia Uechi do programa de Reabilitação e Desempenho Funcional da FMRP. A orientadora é a professora Cristine Homsi Jorge Ferreira.

Informações e inscrições:  (16) 98875-8373 / (17) 99114-7343 / (16) 3315-0641.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por Giovanna Grepi