\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Alimentação no primeiro ano de vida foi tema do “Saúde com Ciência e Jazz”

Alimentação no primeiro ano de vida foi tema do “Saúde com Ciência e Jazz”

Saúde com Ciência e Jazz abordou a alimentação no primeiro ano de vida do bebê com Ivan Savioli Ferraz, professor no Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O professor atua na área de pediatria geral, puericultura, nutrição infantil e epidemiologia da deficiência dos micronutrientes na infância e adolescência. 

O professor explicou que não há só uma forma correta de alimentar uma criança, mas que nos primeiros seis meses de vida o recomendado é somente a ingestão de leite materno ou fórmulas infantis para as mães que não puderem amamentar. Já no segundo semestre de vida do bebê, o leite materno ou a fórmula devem ser complementados com outros alimentos. “Além do leite materno inclui as seis refeições ao longo do dia, sendo duas principais, o almoço e o jantar”, destaca.

Ferraz contou que as pesquisas mais recentes na área de alimentação no primeiro ano de vida estão voltadas especialmente para o comportamento alimentar. O professor alertou que essas pesquisas apontam que os bebês estão se alimentando de forma inadequada, com alimentos de alto teor calórico e baixo teor nutritivo, além das altas concentrações de açúcar.

Saúde com Ciência e Jazz é um programa da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com a FMRP, com produção de Maju Petroni e apresentação do professor Pérsio Roxo Júnior. Trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Ouça o Saúde com Ciência e Jazz na Rádio USP Ribeirão Preto em 107,9 MHz, às quartas-feiras, das 13h30 às 14 horas, ou pela Internet em www.radio.usp.br, acesse Ribeirão Preto.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Maju Petroni