Aluno de Pós Graduação da FMRP-USP entre os 11 comunicadores científicos da FameLab

Raimundo da Silva Soares Júnior, pós-graduando da FMRP, foi finalista em competição mundial de divulgação científica

Raimundo da Silva Soares Júnior, pós-graduando da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, ficou entre os onze finalistas na competição mundial de divulgação científica FameLab Brasil.

O evento, realizado em abril, propõe aos participantes carisma e criatividade ao produzir conteúdo científico para o público leigo. Durante  o evento, os participantes aprendem técnicas de comunicação. Ao se inscrever, Soares Júnior enviou vídeo sobre a memória de curto e longo prazo e sobre o seu funcionamento e relevância na vida humana.

Já na semifinal o pós-graduando da USP apresentou a relação entre  memória e emoções e como esse conhecimento pode ajudar a memorizar informações importantes. Na final, o tema foi neuroplasticidade e aprendizagem com explicação sobre as constantes transformações do cérebro. Também falou sobre a capacidade de aprendizado independente de idade, raça ou classe.

Soares Júnior conta que durante as  apresentações viu crianças interessadas no tema o que “mostra ser este o caminho para ajudar na difusão do conhecimento”

Para o pós-graduando, o FameLab reúne apaixonados por ciência que buscam melhorar a comunicação. “Embora fosse uma competição, os participantes estavam mais preocupados em fazer o seu melhor. Isso ajudou a criar um clima colaborativo e agradável”, conta.

Para Soares Júnior divulgar a ciência para a população é importante para desmistificar estereótipos. ”Como todo ser humano, somos curiosos e através do método científico adquirimos informações interessantes que nos deixam animados e com muita vontade de compartilhar com outras pessoas”, conclui.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Giovanna Grepi