AME Américo Brasiliense realiza 10 mil atendimentos mensais

Universalidade, integralidade e equidade, são os princípios que fundamentam os AME’s (Ambulatório Médico de Especialidades).  Os AMEs são Centros Ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas e não médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica de saúde.
Os AME’s foram criados para melhorar a qualidade dos atendimentos de saúde, em um acordo entre Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo e municípios que aderiram a esse novo perfil de atendimento. A proposta do AME é proporcionar ao usuário um atendimento rápido e eficaz, promovendo assim uma intervenção precoce e um direcionamento adequado em problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados na rede básica pela sua complexidade, mas que não necessitam de internação hospitalar ou atendimento urgente.
O Estado de São Paulo conta hoje com mais de 50 AME’s, situados em diversas cidades, da Capital ao Interior.
O AME Américo Brasiliense surgiu em 2008 com uma nova proposta de atendimento à população da Região do DRS III. Ao todo, são 24 municípios beneficiados. Ele se destaca pela qualidade e quantidade de atendimentos. Por mês são realizados no AME Américo Brasiliense, em média, 10 mil atendimentos, entre consultas e exames.

Outro aspecto de destaque é a humanização. O cuidado com o usuário começa desde o agendamento da sua consulta e/ou exame. Todos os atendimentos do AME são com hora marcada e o espaço físico para acolhimento totalmente estruturado e moderno, proporcionando maior conforto para todos os que passam por atendimento.
O AME Américo Brasiliense conta com 18 consultórios destinados às consultas médicas (27 especialidades) e não médicas (4 especialidades), além de uma sala de procedimentos e setor para a realização de exames. As especialidades atendidas no AME são: Alergologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastrocirurgia,Gastroclínica, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Infectologia Pediátrica, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumat
Os usuários do AME Américo Brasiliense vêm de 24 municípios pertencentes ao DRS III: Araraquara, Américo Brasiliense, Boa esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabijú. Todos os municípios recebem cotas destinadas a eles para agendamento em diversas especialidades. Essas cotas são disponibilizadas pelo AME Américo Brasiliense mensalmente ao DRSIII que, por sua vez, distribui entre os municípios pertencentes a este departamento.
Todos os agendamentos são feitos pelo sistema Cross/Conexa, que proporciona acesso a todos os municípios pertencentes ao DRS III. Os agendamentos de primeiras consultas são feitos pelos próprios municípios que encaminham os usuários. Mediante o agendamento, o usuário recebe uma filipeta contendo informações necessárias para o dia do atendimento, como local, data, horário e documentação necessária.
Dentre todos os fatores positivos do AME Américo Brasiliense, ele apresenta uma particularidade, fica situado no mesmo espaço que o Hospital Estadual Américo Brasiliense, ou seja, mais uma vantagem que torna o atendimento à população ainda mais completo. Falamos em vantagem porque o usuário que vem ao AME passa por consulta e realiza seus exames e pode também, com maior acessibilidade, utilizar dos serviços oferecidos pelo Hospital, que conta com três salas cirúrgicas e faz a maioria dos procedimentos cirúrgicos indicados no AME.
Mediante todos estes benefícios trazidos pelo AME Américo Brasiliense, nitidamente podemos concluir que ele veio para revolucionar o acesso à saúde da população da região, proporcionando saúde com qualidade e eficiência.