\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Atividade assistida por animais leva alegria ao CTI do Hospital das Clínicas

Atividade assistida por animais leva alegria ao CTI do Hospital das Clínicas

Um sopro de alegria se espalhou pelos corredores do CTI. O motivo foi uma visita, nada convencional, que acalorou a rotina da unidade. Dante, um  Golden Retriever,  veio ao hospital para visitar o Sr. Nelson, um paciente internado  para tratamento de um quadro cardiológico, e acabou fazendo a alegria de toda a equipe.

O CTI todo parou para acompanhar a visita, que é uma novidade no hospital. Nelson era o mais animado. Conversou com o cachorro, fez carinho e também fez questão de tirar uma foto para registrar a visita. Estava tão relaxado ao final da visita, que apostou que sua pressão arterial que estava dando trabalho, melhoraria.
Dante também arrancou sorrisos e manifestações de carinho dos funcionários do CTI. A presença dele alegrou o pessoal e deu uma trégua na rotina intensa da unidade.
A presença de Dante foi a primeira experiência do Programa de Atividade Assistida por Animais no CTI. A idéia surgiu no ano passado, após a médica intensivista Dra. Maria Auxiliadora Martins ter tido contato com um projeto semelhante na Mayo Clinic  nos Estados Unidos, onde realizou o seu pós-doutorado por um ano.
A atividade assistida por animais (AAA) é uma técnica relativamente nova no Brasil, porém muito comum nos Estados Unidos e Europa. O objetivo da atividade é inserir o animal na vida de pacientes em diversos tratamentos. A experiência dos serviços de saúde que utilizam da AAA comprovam que a presença dos animais é capaz de produzir um resultado positivo no bem-estar do paciente, que conseguem relaxar e se sentem muito mais alegres nestes momentos de convívio. A lei que autoriza a entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados foi sancionada em fevereiro de 2018.
A idéia da Professora Maria Auxiliadora se consolidou esse ano. Em janeiro, um paciente recebeu a visita de sua cachorrinha de estimação, através de uma força tarefa montada pela equipe do CTI, que retirou o paciente da unidade e o levou para a praça para receber seu animalzinho. O sucesso da experiência motivou a equipe a avançar com o projeto, utilizando animais treinados para essa finalidade.
A visita de Dante  obedeceu uma série de exigências da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. O animal passou por uma série de cuidados diferenciados, higiene severa com checagem nos dentes, nas patas, monitoramento veterinário e vacinas em dia.

Além disso passou por um trabalho de ambientação antes de iniciar as visitas ao paciente. Um mês antes, Dante  já começou a ser trabalhado por profissionais de adestramento e também já esteve no hospital para fazer o reconhecimento do ambiente.
Nelson e Dante estrearam esta nova forma de humanizar o atendimento no HC. E Nelson, que apostava que a sua pressão arterial se estabilizaria após a visita do novo amigo, acertou. Cinco dias depois, teve alta do CTI e se recupera bem na enfermaria.
Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP