\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é modelo de ensino de qualidade

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é modelo de ensino de qualidade

Criada em 1952, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) completa 60 anos como uma das mais prestigiadas escolas de medicina do país. Para falar um pouco da história e do perfil da Faculdade, o “Conheça a USP” de hoje, dia 12 de setembro, convidou o diretor da FMRP, Benedito Carlos Maciel, e o superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP), Marcos Felipe Silva de Sá.
Atualmente, a FMRP têm aproximadamente 1350 alunos de graduação e o mesmo número de alunos de pós-graduação e é notável pela capacidade de promover, simultaneamente, a pesquisa de ponta na área médica e o atendimento às necessidades básicas da população. De acordo com o diretor, Benedito Carlos Maciel, “a meta é formar um médico que tenha vocação generalista. O programa tem uma inserção completa nas atividades do Sistema Único de Saúde e os alunos são incluídos nas atividades clínicas desde o início. Desta maneira, o aluno pode ter uma visão bastante abrangente da medicina”.
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, criado cinco anos após a Faculdade de Medicina, ainda mantém uma forte ligação com a Universidade, apesar de ser uma autarquia estadual. Ele é o centro de uma rede composta por outros hospitais estaduais da região, o Hemocentro, a maternidade Mater, centros de saúde, centros de reabilitação, núcleos de saúde básica e unidades básicas de saúde. Além de ser a unidade de referência para pacientes de alta complexidade, o Hospital também é um respeitado centro de pesquisa. “Nossa faculdade sempre teve uma preocupação muito forte com a pesquisa e foi implantada com a visão de transformar a faculdade de Ribeirão Preto em um modelo que desenvolvesse pesquisa. Nossos alunos, desde o primeiro momento, são incentivados a aderir aos projetos de pesquisa e iniciação científica”, afirma o superintendente Marcos Felipe Silva de Sá.
Os professores também comentaram questões importantes como a qualidade das faculdades de medicina que se proliferam pelo país, sem controle e sem a infraestrutura adequada; sobre os programas de residência médica; e sobre o exame promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo para avaliar o conhecimento dos graduados em medicina e a qualidade dos cursos.
A seguir, ouça a íntegra do programa apresentado por Milton Parron e produzido no estúdio avançado da Rádio USP. Em decorrência do horário eleitoral gratuito a Rádio USP teve sua programação alterada e os programas “USP Revista”, “Conheça a USP” e “Palavra do Reitor” passam a começar às 8h30.
Programa Conheça a USP – 12/09/2012 – Parte 1
Programa Conheça a USP – 12/09/2012 – Parte 2