\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Grande) > Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas recebe prêmio do Estado

Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas recebe prêmio do Estado

A Secretaria da Saúde concedeu premiação inédita ao Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto Enfermeira Anália Heck. O prêmio em homenagem ao Dia da Doação de Leite Humano foi dividido em quatro categorias (“Volume de Leite Coletado”, como na de “Volume de Leite Distribuído”, “Doadoras”, “Receptoras”) e contemplou cinco dos mais de 50 pontos públicos espalhados pelo Estado.

O Banco de Leite de Ribeirão Preto foi premiado nas categorias “Volume Distribuido”, com oferta de 2,2 mil litros e “Receptoras” por atingir a expressiva marca de 1,5 mil receptoras em 2016.

Centro de Referência do Estado de São Paulo para todo o interior desde 1999, o BLH representa todos os bancos de leite desta área e assessora os municípios e hospitais interessados na criação de unidades próprias. Atualmente, presta assistência a 30 bancos de leite, na região, dos 57 que compõem a rede estadual, considerada a maior do mundo.

Outro papel importante é o de difundir informações e atualidades científicas, voltadas ao aperfeiçoamento de qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Além de divulgar as diretrizes estabelecidas pela Comissão  Estadual de Bancos de Leite Humano.

Por mês, cerca de 162 litros de leite humano são distribuídos após serem devidamente pasteurizados e aprovados por análises físico-químicas e microbiológicas. Isso possibilita o atendimento a 30 a 40 bebês por dia.

Uma média mensal de 384 mães recebem atendimento profissional. O BLH realiza 110 visitas domiciliares por mês.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP