\ Univ… > Jorn… == > Dest… > Banc…

Banco de Tecidos passa por vistoria de credenciamento para captação de pele

O transplante de pele homóloga (de banco) é considerado uma ótima opção terapêutica para queimaduras graves por reduzir infecções e acelerar a recuperação.

O Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas passou por uma vistoria para credenciamento para captação, processamento, armazenamento e distribuição de pele humana no dia 24/06/20. A avaliação foi realizada pela equipe do Sistema Nacional de Transplantes-SNT com intermédio da Sociedade Brasileira de Queimaduras-SBQ.

A vistoria foi realizada virtualmente em razão da pandemia do coronavírus. Foi a primeira vistoria virtual de um Banco de Tecidos no país. A tecnologia evitou que essa importante etapa do credenciamento fosse adiada. A equipe do SNT fez uma rígida avaliação da estrutura física, armazenamento e processamento do Banco de Tecidos.

Inaugurado em 2011, o Banco de Tecidos do Hospital das Clínicas é certificado ISO 9001:2015. Para fornecer tecidos humanos dentro dos padrões sanitários e legais exigidos, o Banco conta com uma estrutura complexa e com um sistema de gestão da qualidade que traz segurança quanto à eficácia e transmissão de doenças.

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP – Por: Marcos de Assis – Validação: Professor Jayme Farina Junior