\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Brasil é o país da depressão e da ansiedade, aponta relatório

Brasil é o país da depressão e da ansiedade, aponta relatório

Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que Brasil é líder mundial de ansiedade e o quinto em depressão. Especialista da USP Ribeirão aponta razões

A imagem de que o Brasil é o país do futebol e do carnaval e, por isso, de um povo alegre, está mudando. Hoje, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, segundo divulgou recentemente a Organização Mundial de Saúde, a OMS. No ranking mundial, ocupa o quinto lugar. E não para por aí. É também o país que lidera o ranking mundial de ansiedade.

Segundo a OMS, 9,3 por cento dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e 5,8 por cento da população sofre de depressão.

Para o professor e médico psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Sergio Ishara, não se pode apontar uma única causa para essas doenças.

Segundo ele, questões como a crise porque passa o país geram estresse, desemprego, insegurança e falta de respeito. Todos esses fatores externos ao homem estão entre as causas da depressão e da ansiedade, muito embora sejam distúrbios distintos.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Ferraz Junior