\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Centro de Reabilitação comemora dois anos da Campanha de Prevenção ao Trauma Raquimedular

Centro de Reabilitação comemora dois anos da Campanha de Prevenção ao Trauma Raquimedular


O Centro de Reabilitação do HCFMRP, em parceria com a Rede Lucy Montoro, comemora no próximo dia 28 de setembro o aniversário de 2 anos da campanha de prevenção ao trauma raquimedular “Cuidado: Sua Coluna é Frágil”. A campanha, que é contínua, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos de acidentes que podem gerar trauma raquimedular.
A programação incluirá a distribuição de folhetos de prevenção e demonstração de basquete em cadeiras de rodas, às 13h, na Portaria Principal do HC Campus. No período da tarde, às 14h, no Anfiteatro do CEAPS do HC Campus acontecerá a mesa redonda “A importância do esporte para a pessoa com deficiência”, com as presenças do representante da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sergio Gatto, da Educadora Física especializada em Orientação e Mobilidade de Ribeirão Preto, Gracieli Rossi, do Técnico da Equipe de Basquete em Cadeiras de Rodas de RP, Jonathan F. Carvalho e também de Fernando Fernandes (ex-BBB) e atleta paraolímpico.
As pessoas interessadas no tema estão convidadas a participar do evento. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição.
Campanha de Prevenção ao Trauma Raquimedular
A Campanha de Prevenção ao Trauma Raquimedular “Cuidado: Sua Coluna é Frágil” é uma campanha permanente de conscientização sobre os riscos de acidentes que podem gerar trauma raquimedular, que constitui importante causa de morbidade e mortalidade na população mundial. Por imprudência, muitas pessoas saudáveis acabam se acidentando e perdendo seus movimentos para sempre. Diferentemente das outras doenças, o trauma de coluna pode ser evitado e a campanha tem objetivo de esclarecer e educar a população para a prevenção deste tipo de acidente.
Durante estes dois anos de campanha, o Centro de Reabilitação com o apoio da Rede Lucy Montoro realizou vários eventos como: divulgação na imprensa, em congressos, simpósios e feiras. Profissionais do centro realizaram visitas às faculdades, cursinhos, escolas e indústrias da região para abordar o tema, com palestras e exibição de filmes e distribuição de material educativo. Também foi feita panfletagem na Praça XV e em diversos locais em Ribeirão Preto. Com estas atividades mais de 25 mil pessoas foram conscientizadas sobre os riscos.
Além disso, a campanha mantém um site (www.colunafragil.org.br) cominformações, vídeos, fóruns e depoimentos de especialistas e pacientes sobre o trauma raquimedular.
RX do trauma de coluna no HC Ribeirão
– As fraturas da coluna tem maior prevalência entre homens, na faixa etária dos 21 a 40 anos;
– A coluna cervical (região do pescoço) é a região mais atingida, sendo que acidentes de trânsito envolvendo carros e motos constituem o mecanismo de trauma mais comum, seguidos de queda e mergulho em água rasa;
– O desrespeito no trânsito é referido como uma das principais causas do acidente;
– A imprudência e a falta de atenção são as circunstâncias mais relatadas como causadoras do acidente;
– As formas de prevenção mais relatadas referem-se ao uso de EPIs e ao respeito “as leis de trânsito”;
– 55% dos acidentes são causados por negligência;
– 56% dos acidentados acreditam que a causa está na sua falta de atenção, ou seja, têm consciência da negligência;
– 59% não pensaram que havia possibilidade de ocorrer o acidente;
– 40% não sabiam que podia estar em riscos;
– 43% não tinham idéia da gravidade de se machucar a coluna;
– 44% não identificaram o local do acidente como sendo local perigoso;
Visite o site: http://www.colunafragil.org.br/