FMRP-USP implanta Centro de Gerenciamento de Projetos

O apelo antigo dos pesquisadores, que dispensavam parcela significativa de seu tempo com tarefas operacionais, como pedidos de orçamentos, prestação de contas e compras de materiais e equipamentos, motivou a FMRP-USP a implantar na unidade um Centro de Gerenciamento de Projetos (CGP).
Criado há dois anos, o CGP tem como objetivo:
– Acompanhar os editais publicados pelas agências de fomento e os direcionamentos aos docentes de acordo com a sua linha de pesquisa;
– Auxiliar o pesquisador na elaboração da proposta a ser submetida;
– Executar o projeto quanto às aquisições de bens e serviços;
– Elaborar a respectiva prestação de contas.
O Centro de Gerenciamento de Projetos foi constituído utilizando recursos das seções Serviço de Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária (SVPECEX) e a Assistência Técnica Financeira (ATF).  A integração entre as seções tem trazido resultados positivo atendido satisfatoriamente os pesquisadores envolvidos.
A SVPECEX já conta com um funcionário treinado para orientar o pesquisador, além da assessoria científica para delineamento e desenvolvimento de projetos, adequando-os às exigências dos editais, inclusive, na elaboração de relatórios técnicos.
A ATF realiza o gerenciamento financeiro dos projetos por meio de suas seções de acordo com as suas competências. A Seção de Tesouraria é responsável pelos talões de cheques, emissão e pagamentos a fornecedores. O Serviço de Compras auxilia na contratação de serviços e aquisição de bens; a seção de Contabilidade ampara a elaboração das prestações de contas e a Seção de Material efetua o registro patrimonial imediatamente após a entrega. Essa integração tem agilizado a regularização dos bens adquiridos por projetos FAPESP em menor tempo e possiblitando economia na aplicação de recursos.
Atualmente, o CGP está gerenciando 69 projetos (FAPESP,CNPQ, CAPES, FINEP) de diferentes departamentos, o que totaliza a administração de R$ 29.504.255,90. A previsão é de que ainda este mês, mais sete projetos também sejam incluídos (seis Núcleos de Apoio à Pesquisa e um de Reserva Técnica Institucional), o que adicionará ao montante gerenciado mais R$ 7.766.451,00. O CGP também tem uma lista de 16 projetos que, assim que aprovados e assinados o Termo de Outorga, serão gerenciados pela seção.
Em razão do bom desempenho apresentado pelo trabalho desenvolvido pelo CGP, a FAPESP convidou a FMRP-USP  a participar do  Wokshop, a ser realizado no próximo mês,  cujo objetivo será apresentar  seu modelo de gestão na implantação do CGP. Também outras duas instituições participarão do eventos: a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e o Instituto de Química de Araraquara – UNESP.  Ressalta-se também que no início do ano, o CGP foi muito bem avaliado pelos pesquisadores da unidade. O que pode ser visto pelo resultado da pesquisa correspondente nas imagens  abaixo.