\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) estuda aspectos clínicos de doenças inflamatórias

Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) estuda aspectos clínicos de doenças inflamatórias

Quem conta sobre essa organização é o coordenador Fernando Queiroz Cunha, professor do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O CRID é um projeto financiado pela FAPESP tem como objetivo realizar pesquisas translacionais que envolvem aspectos fisiopatológicos básicos e aspectos clínicos de doenças inflamatórias, que são um conjunto significativo de doenças que podem ter origem de autoimunidade, de infecção ou de alguma alteração metabólica.

Segundo Cunha, quando o CRID descobre moléculas que possuem potencial para o desenvolvimento de medicamentos, através da Agência de USP Inovação, a entidade procura parcerias na indústria farmacêutica para minimizar gastos.

O centro organiza um simpósio com pesquisadores internacionais e nacionais, além de estudantes de graduação e pós, para discutir os mecanismos de desencadeamento e possíveis tratamentos dessas doenças. Para os alunos de escolas públicas, o CRID possui um grupo de estudantes de pós-graduação que, por meio de brincadeiras, ensinam aspectos básicos do assunto, como as respostas imunes e inflamatórias.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.