Cia. do Riso da EERP-USP recebe menção honrosa

A Cia do Riso da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, recebeu Menção Honrosa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária no 2º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão realizado em setembro último.
A aluna Annie Thayná Avelino Cerqueira, da EERP, e participante do grupo, apresentou na área 2 do Simpósio, que envolveu medicina, saúde pública, educação física e afins, o trabalho de extensão que realizam, duas vezes por semana, nas enfermarias infantis do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP.
O trabalho desenvolvido no hospital é destinado às crianças e adolescentes das enfermarias de pediatria, neurologia infantil, ortopedia infantil, cirurgia pediátrica, e doenças infecciosas infantis. A Cia do Riso realiza atividades a partir do método utilizado pelos “Doutores da Alegria” e os conhecimentos nas disciplinas de Enfermagem Pediátrica e Psicologia do Desenvolvimento.
O slogan do grupo é “Prescrição do Dia Infusão de Alegria” e para entreter os jovens eles utilizam o método de arte do teatro clown, onde, o palhaço utiliza diferentes habilidades como a música, dança e dramatização.
A coordenadora do grupo, professora Regina Aparecida Garcia de Lima, da EERP, comenta que esse trabalho disponibiliza diferentes benefícios “É uma via de dupla mão, pois, são benefícios tanto para as crianças e adolescentes, quanto para os alunos que não se preocupam em receber por isso, mas com a própria tarefa mesmo.”
Regina ainda afirma que como são alunos de vários cursos é uma grande oportunidade de interação com outras áreas, e proporciona contato também com outras disciplinas, construindo identidade profissional.
A Cia do Riso tem 16 anos e é financiada com recursos da USP. Hoje, conta com a participação de 25 alunos de graduação do campus da USP de Ribeirão Preto, dos cursos de enfermagem, medicina, informática biomédica, odontologia, música, matemática e nutrição. Há um processo seletivo anual para escolha dos alunos da USP que participarão das atividades.
Mais informações pelo e-mail ciadorisousp@gmail.com.