\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Quais as consequências da deficiência de vitamina B12 e como trata-la? Dr. Risadinha responde

Quais as consequências da deficiência de vitamina B12 e como trata-la? Dr. Risadinha responde

A deficiência de vitamina B12 gera, por exemplo, cansaço, falta de ar, tonturas e palidez da pele.

Células são as unidades vivas que formam nosso corpo, vistas apenas ao microscópio. A vitamina B12 é necessária para a produção de novas células em nosso organismo, tais como as hemácias, que são as células vermelhas presentes no sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para as diversas partes do corpo. As hemácias, quando ficam velhas, vão sendo eliminadas pelo próprio organismo. Ao mesmo tempo, novas hemácias vão sendo produzidas pela medula óssea. Quando há deficiência de vitamina B12, a produção de novas hemácias fica comprometida, o que leva a uma redução na quantidade de hemácias. Em outras palavras, sem a vitamina B12, o corpo não consegue repor as hemácias que vão sendo destruídas. Com a baixa quantidade de hemácias no sangue, conhecida como anemia, a oferta de oxigênio para o corpo fica reduzida e, desse modo, o paciente com deficiência de vitamina B12 passa a apresentar alguns sintomas como cansaço (principalmente durante algum exercício), falta de ar, tonturas e palidez de pele e mucosas. Podem aparecer também palpitações (batedeira), alteração de paladar, perda de apetite, dor de cabeça e zumbidos. A deficiência de vitamina B12, quando não tratada, pode, além da anemia, levar ao aparecimento de outros sintomas, mais relacionados a movimentação e a sensibilidade do corpo, como dormência e formigamentos de pés ou mãos, dificuldades para caminhar, alterações de humor e problemas com a memória ou dificuldade para pensar. A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer quando uma pessoa não come alimentos que tenham esta vitamina em quantidade suficiente. Dessa maneira, a deficiência desta vitamina pode ocorrer, às vezes, em vegetarianos estritos (veganos) quando não usam suplemento desta vitamina, pois a vitamina B12 não é encontrada em vegetais, mas sim em alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e leite. A deficiência de vitamina B12 pode acometer também pessoas que, apesar de comerem alimentos com esta vitamina, não conseguem absorvê-la ou usá-la normalmente. Uma das principais causas de deficiência de vitamina B12 é a anemia perniciosa, na qual há uma deficiência na produção de uma substância essencial para a absorção da vitamina B12 pelo intestino. Cirurgias de redução do estômago ou de retirada de parte do intestino, doenças que danificam o intestino, como a Doença de Crohn, e doenças que afetam o estômago, como a gastrite, podem também reduzir a absorção da vitamina B12. Certos medicamentos, como omeprazol, cimetidina, neomicina e metformina, também podem causar deficiência de vitamina B12.

O tratamento da deficiência de vitamina B12 é feito por meio de injeções desta vitamina pela veia, por meio de comprimidos ou por meio de sprays nasais.

O tratamento da deficiência de vitamina B12 é feito com a reposição desta vitamina por meio de injeções pela veia, pela ingestão de comprimidos ou pela aplicação de sprays nasais. A maioria dos pacientes acabam tendo que receber as injeções em primeiro lugar. Depois de algum tempo de tratamento, alguns pacientes podem passar a tomar comprimidos ou usar spray nasal. A causa da deficiência também deverá ser tratada, caso haja um tratamento para ela. A prevenção da deficiência de vitamina B12 pode ser feita por meio da ingestão de alimentos que contenham esta vitamina. Alimentos ricos em vitamina B12 incluem todos os tipos de carne, peixe e alimentos de origem animal, como ovos e leite. Alguns produtos de soja, pães e cereais são enriquecidos com vitamina B12. Se o paciente não comer tais alimentos, suplementos desta vitamina podem ser recomendados. Suplementos são comprimidos ou líquidos que contêm alguma vitamina ou nutriente. Uma vez que vegetarianos estritos (veganos) não consumirão vitamina B12 suficientemente apenas pela alimentação, eles precisarão tomar suplementos ou passar a ingerir alimentos enriquecidos com vitamina B12.

Referência: UptoDate [Internet]. Patient education: Vitamin B12 deficiency and folate (folic acid) deficiency (the basics). Informação atualizada em 15 de julho de 2016. Disponível em: www.sibi.usp.br Acesso em: 30 out. 2016.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

http://www.drrisadinha.org.br/2017/05/qual-e-o-tratamento-da-vitamina-b12.html#more