Como tratar sangramentos no nariz

Para-se o sangramento no nariz sentando-se com as costas retas e inclinando-se o corpo para frente. Além disso, deve-se apertar as narinas uma contra a outra.
Geralmente, o sangramento no nariz, também chamado de epistaxe, não indica nenhuma doença, embora algumas vezes possa ser um problema de saúde sério, necessitando de atendimento médico. Algumas medidas simples podem ajudar a parar o sangramento na maior parte dos casos. Sentar-se deixando as costas retas e inclinar-se para frente pode ajudar, pois ficando reta, a pessoa diminui a pressão de sangue nas veias do nariz, o que vai levar o sangramento a parar mais rápido. Inclinar-se para frente previne ainda que o sangue que está saindo do nariz seja engolido, o que pode ser irritativo para o estômago. Outra coisa que pode ajudar a parar o sangramento no nariz é fechar as narinas e apertá-las uma contra a outra, usando os dedos das mãos, por cerca de 10 a 15 minutos. Ao apertar o nariz para parar o sangramento, deve-se respirar pela boca. Caso não melhore, pode ser feita a mesma coisa por mais 10 a 15 minutos. Contudo, se, na segunda vez, o nariz não parar de sangrar, deve-se procurar atendimento médico de emergência. Além disso, caso o nariz volte a sangrar, deve-se assoá-lo para tirar pedaços de sangue coagulado que possam ter ficado lá dentro e é importante buscar atendimento médico. Caso alguém costume ter sangramento no nariz mais de uma vez por semana deve-se buscar consulta em um otorrinolaringologista, médico especialista em problemas do nariz, garganta e ouvido. Em pessoas que têm frequentes sangramentos no nariz, pode ser necessária a cauterização de vasos sanguíneos, que significa queimar pequenos vasos sanguíneos do nariz com eletricidade, laser ou uma substância conhecida como nitrato de prata. Assim, busca-se fazer com que esses vasos parem de sangrar. Caso você ou alguém de sua família tenha sangramentos frequentes, procurem um médico e ele indicará qual o melhor tratamento.
Referência: Fale com o Dr. Risadinha
http://www.drrisadinha.org.br/2019/06/como-tratar-sangramentos-no-nariz.html#more
MayoClinic [Internet]. Nosebleeds. Informação atualizada em maio de 2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/symptoms/nosebleeds/basics/when-to-see-doctor/sym-20050914. Acesso em: 16 Abr. 2019.
MayoClinic [Internet]. Nosebleeds: first aid. Informação atualizada em setembro de 2017. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/first-aid/first-aid-nosebleeds/basics/art-20056683. Acesso em: 16 Abr. 2019.
Autor do resumo: 

Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella  Neves Cury