Cotidiano ocupacional em época de isolamento social

Terapeutas Ocupacionais do HC desenvolvem materiais para auxiliar a população em tempos de isolamento social

Pandemia do coronavírus. Isolamento social. Quarentena. Nos últimos dias, a vida mudou e os fatos parecem roteiro de filme de ficção científica.

Diante da nova realidade, o Serviço de Terapia Ocupacional do HC preparou um conjunto de materiais para ajudar pessoas de todas as idades a superar estes dias difíceis.

São vídeos, cartilhas, dicas de filmes, material para colorir, artesanato, brincadeiras, materiais de estimulação cognitiva, física e promoção de saúde mental. Tem material para crianças, adolescentes, adultos, idosos, pacientes internados, em seguimento ambulatorial e população em geral.

“Essa ideia surgiu no momento em que precisávamos nos afastar do trabalho presencial, para teletrabalho, mas não queríamos nos afastar do contato com os nossos pacientes”, conta a terapeuta ocupacional do Hospital das Clínicas, Daniela de Paula Daniel (Chefe do Serviço). “Foi então que surgiu a ideia de produzir materiais que pudessem auxiliar não só os nossos pacientes, mas a população de um modo geral”, conta.
A terapeuta ocupacional explica que “este foi o modo que encontramos de alcançar as pessoas para que pudessem se beneficiar com o nosso trabalho mesmo à distância”.

Este trabalho tem sido possível pelo apoio contínuo de vários setores e funcionários do HC, e dentre eles destaca-se o professor doutor Marcelo Riberto (diretor do Centro de Reabilitação), a equipe do Grupo Gestor do Serviço de Terapia Ocupacional representado pela terapeuta ocupacional Kelsilene Prado (diretora técnica), Tânia Santos (oficial administrativa), as recreacionistas (Irma dos Reis Nazareth, Ana Alice Urbano Silva, Ana Rita Seno de Freitas e Vânia Chiari), Daniela Goia (terapeuta ocupacional) e Fernando Vieira (engenheiro).

Com a realização deste trabalho em uma época tão difícil e com novos desafios para todos, a equipe de Terapia Ocupacional cumpre, mais uma vez, o seu objetivo principal: promover cuidado, saúde e bem-estar através do estabelecimento de um cotidiano possível e significativo para cada pessoa.

Caixa de histórias

https://www.yumpu.com/pt/document/read/62856825/caixa-de-historia

Cartilha do Brincar com várias atividades para confeccionar e brincar

https://www.yumpu.com/pt/document/read/62571466/cartilha-brincar

Orientações para idosos

http://www.duvidoso.com.br

Dicas de atividades

https://www.buzzfeed.com/br/mikespohr/33-atividades-abaixo-de-u10-que-manterao-seus-fil

https://www.yumpu.com/pt/document/read/63168410/quarentena-brincante

Outros artigos
Como se prevenir do COVID-19 e os principais sintomas

Aqui você encontra recomendações básicas sobre COVID-19.

Cuidado que devemos ter ao sair de casa

Aqui você encontra recomendações básicas de cuidado e higiene se for preciso sair de casa. Você pode imprimir e deixar em um local visível, para todos que residem com você.

Cuidados no período PÓS-QUIMIOTERAPIA prevenção de infecções no dia a dia

Você poderá tirar suas dúvidas e auxiliar para que seu tratamento seja realizado com êxito.

Orientações aos pacientes reumáticos em isolamento social, devido a pandemia do COVID-19

Aqui você encontra algumas dicas de como realizar suas atividades com proteção nas articulações no dia a dia.

#TOemcasa-Como manter sua saúde mental e rotina no domicílio

Dicas de organização e cuidados, além de sites com atividades para manutenção da saúde mental em tempos de isolamento social.

Orientação aos pais: cuidados com a saúde mental na quarentena

Aqui você encontrará algumas orientações para cuidar de sua saúde mental nestes tempos de restrição social pelo COVID-19 e como conciliar cuidados com a família e filhos, com o trabalho que precisa ser realizado em casa(teletrabalho) e consigo próprio.

Orientação para o desfralde

Você percebe que está na hora de retirar a fralda de seu filho ou a própria criança demonstra não mais querer ficar com a fralda? Leia aqui algumas orientações básicas que pode ajudar vocês neste momento de tirar a fralda.

Arquivos para Dowload:

Brinquedos e Brincadeiras Inclusivos

Como estimular meu bebê

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP – Por: Patrícia Cainelli
Validação Daniela Cristina Daniel