\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Course on Course on Mixed Methods Research & Studies Review

Course on Course on Mixed Methods Research & Studies Review

A convite do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, o Prof. Dr. Pierre Pluye, especialista em pesquisa em saúde empregando métodos mistos, ministrará o Course on Course on Mixed Methods Research & Studies Review .
O Prof. Pluye Professor na Faculty of Medicine da McGill University, o Prof. Dr. Pierre Pluye é também membro do Centro de Epidemiologia Clínica e Estudos Comunitários do Hospital Geral Judeu da McGill University; co-representante da Rede Cochrane canadense e da Rede Francófona Cochrane; e membro das associações American Medical Informatics Association, Cochrane Canadian Centre, Collège des Médecins du Québec, College of Family Physicians of Canada, North American Primary Care Research Group, e Ordre National des Médecins, França.
Em relação à McGill University, localizada em Montreal, Canadá, destaca-se que foi fundada em 1821 e mantém uma longa tradição de pesquisa e inovação de qualidade, com reconhecimento internacional, como o Prêmio Nobel conferido a Ernest Rutherford em 1908, e que foi concedido ainda a sete outras pessoas ligadas à universidade, dos quais seis ex-alunos no período entre 1977 e 2009.
Atualmente com mais de 35 mil alunos, dos quais cerca de nove mil na pós-graduação, a universidade tem mais de 200 mil ex-alunos, muitos dos quais ocupam posição de destaque acadêmico ou político.
Na classificação internacional de universidades mantida pela organização Times Higher Education, a McGill University é colocada como a melhor universidade canadense, ocupando em 2012 a 28ª posição no ranking mundial, sendo a 11ª nas áreas clínicas e de saúde.
Sobre o curso:
A pesquisa científica empregando métodos mistos é uma abordagem de investigação que combina ou associa as formas quantitativa e qualitativa. No entanto, é mais que uma simples coleta e análise dos dois tipos de dados, envolve também o uso das duas abordagens em conjunto, de modo que os resultados obtidos na pesquisa tenham maior impacto que as duas abordagens empregadas isoladamente.
Conteúdo do curso:
Introdução aos métodos mistos;
Problemas, objetivos e questões apropriados aos métodos mistos;
Desenho de pesquisa com métodos mistos;
Combinação de dados quantitativos e qualitativos;
Análise crítica de métodos mistos;
Introdução à revisão mista de estudos;
Apresentação de revisão mista;
Síntese de convergência quantitativa;
Síntese de convergência qualitativa;
Síntese sequencial;
Exercícios práticos e leituras programadas.
Vagas e inscrições:
Serão disponibilizadas 20 vagas sem custo para o participante. Os interessados no curso devem enviar o nome completo, telefone para contato, endereço do currículo Lattes e carta de manifestação de interesse, incluindo resumo de experiências prévias em metodologia de pesquisa (quantitativa ou qualitativa) para a Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão  mgalvao@usp.br
Idioma:
O curso será ministrado em língua inglesa.
Leituras obrigatórias
CRESWELL, J.W.; PLANO CLARK, V.L. Designing and conducting mixed methods research. Thousand Oaks: Sage, 2010.
POPE, C; MAYS, N.; POPAY, J. Synthesizing quantitative and qualitative health research. Adelaide: Ramsay Books, 2007.
Carga horária:
O curso terá 40 horas, incluindo aulas e atividades extraclasse. O público-alvo do curso compreende pesquisadores do campo da saúde e áreas afins que dominem uma abordagem em pesquisa (quantitativa ou qualitativa).
Data, horário e local
O curso será oferecido de 10 a 14 de dezembro de 2012. As aulas serão ministradas das 9h às 17h, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
Certificado
Os participantes com 100% de frequência que realizarem as atividades propostas receberão o certificado de participação no curso.
Realização:
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Apoio;
Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.