\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque com imagem (Pequeno) > Departamento de Medicina Social lança o Portal APS em Evidência

Departamento de Medicina Social lança o Portal APS em Evidência

Lançado o Portal APS em Evidência para a comunidade acadêmica e em geral.
Trata-se de um portal de informações da Área de Gestão do Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS) da FMRP/USP que pretende divulgar temas de interesse da Atenção Primária à Saúde (APS), com destaque para os acontecimentos, produções, serviços e notícias da FMRP e de todo o campus da USP Ribeirão.

A Atenção Primária à Saúde (APS), preferencialmente, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF) é o primeiro contato com a Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser o seu centro de comunicação. Uma de suas premissas é planejar suas ações de saúde a partir da realidade local, identificando necessidades e potencialidades do seu território. Logo, é parte essencial do trabalho da equipe da APS/ESF a organização da atenção à saúde, a partir do conhecimento das características da população e propor intervenções de cunho individual, coletivo e intersetorial. 

Em seu processo de gestão, compreende-se que a participação da comunidade, um dos princípios organizativos do SUS e especificamente, no cenário da APS, seja estratégica para que o planejamento das ações de saúde esteja consoante às reais necessidades da população. No entanto, para que essa participação  seja efetiva, a comunidade precisa ter acesso amplo e facilitado às informações e ainda, dispor de um canal de comunicação com a equipe de saúde que favoreça a compreensão dessas informações, para que, conjuntamente, elas possam ser usadas na transformação das condições de saúde e na utilização dos serviços. 

Na FMRP-USP, encontra-se o Centro de Informação e Informática em Saúde (CIIS) que têm como objetivo atender aos interesses de ensino, pesquisa e assistência nas áreas de Informação, Informática e Gestão em Saúde. Destacamos aqui a Área de Gestão em Saúde (AGS) do CIIS, que tem como foco disseminar informações em saúde sobre os Núcleos de Saúde da Família (NSF) e Unidades de Saúde da Família (USF), coordenados pelo DMS-FMRP-USP e estimular o uso e o aperfeiçoamento dos Sistemas de Informações em Saúde (SIS) na atuação  acadêmica e gerencial junto às unidades de saúde, com vistas ao planejamento, a avaliação, a tomada de decisão e a investigação científica, no cenário de APS. 

O trabalho da AGS é direcionado pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) que aponta a importância da gestão da informação para a qualificação do processo de trabalho na APS/ESF. Neste sentido, a equipe técnica da AGS do CIIS produz informações e indicadores de saúde voltados à APS e à ESF que podem subsidiar a proposição de pesquisas e de ações de saúde sensíveis às principais necessidades de saúde da população. 

 O “Portal APS em Evidência” é uma iniciativa da AGS do CIIS  que pretende fortalecer a parceria ensino-serviço-comunidade, promovendo a disseminação responsável da informação em saúde sobre APS e as especificidades de sua organização, especialmente, no âmbito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e do Departamento de Medicina Social (DMS-FMRP-USP), para a população, as equipes de saúde, membros da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. 

Esclarecemos que o nosso Portal procura deixar clara as fontes que foram utilizadas para a produção de conteúdos disponibilizando os links para outros sites. Entretanto, o portal “APS em Evidência” não se responsabiliza pelo conteúdo produzido por sites de terceiros.

NOTA: Os ícones contidos neste portal foram tirados do site: https://www.flaticon.com/br/

O conteúdo do Portal está disponível no endereço: http://apsgestao.fmrp.usp.br

Acessem, comentem, divulguem e entrem em contato  apsgestao@fmrp.usp.br

Referência: Departamento de Medicina Social da FMRP-USP