\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Complexo na Midia > Dr. Gilberto Bellini, médico do HCFMRP, recebe título de Cidadão Ribeirão-pretano em sessão solene

Dr. Gilberto Bellini, médico do HCFMRP, recebe título de Cidadão Ribeirão-pretano em sessão solene

Foto: Newton Barbosa
Foi homenageado em sessão solene na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira, dia 18, o médico Gilberto Antonio Marques Bellini, mais conhecido por Dr. Bellini. A homenagem foi proposta por meio de Projeto de Lei do presidente do Legislativo, vereador Cícero Gomes da Silva, e aprovada por unanimidade. Nascido em Cravinhos, no dia 3 de junho de 1937, dr. Bellini prestou serviços de relevância à comunidade ribeirão-retana.

Filho de Ângelo Bellini e Glória Marques Bellini, já falecidos, ele é casado com a professora Aparecida Ortolan Bellini e tem cinco filhos – Gilberto César, Juliana Maria, Karina Maria, Tatiana Maria e Gustavo César. Os filhos, todos casados, já geraram nove netos – Beatriz, Isadora, Fernanda, Henrique, Guilherme, Lorenzo, Teodoro, Bettina e Isis.
Dr. Bellini formou-se pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em 1964. Fez residência de especialização em ginecologia-obstetrícia no Hospital das Clínicas (HC), curso no Hospital do Câncer, em São Paulo, e obteve título de especialista em quimioterapia e radioterapia.
Exerce a profissão em Sertãozinho e Ribeirão Preto, no HC do campus da USP, onde se aposentou em 2007, mas continua como médico colaborador e atende pacientes em consultório particular e pela Unimed. É sócio fundador do Irmev (Instituto de Radioterapia e Megavoltagem) e da Cedirp (Central de Diagnósticos). Ele também foi colaborador de dr. Paulo Prata na Fundação do Serviço de Radioterapia do Hospital do Câncer de Barretos.
Trabalhou no jornal Diário de Notícias como responsável pelas matérias da região e foi para a redação juntamente com os padres Celso Ibson de Sylos e Angélico Sândalo Bernardino. Sua esposa participa do Lions Clube de Sertãozinho desde 1967, do qual é fundador. Foi governador do Distrito LC6, à época L17 no Ano Leonístico 83-84.
Ele é integrante da Loja Maçônica “Abolição e Independência”, de Ribeirão Preto, desde em 1967, fundou em 1987 a Loja Maçônica “Fides ET Labor”, de Sertãozinho, é sócio honorário da Loja Maçônica “Ação e Silêncio”, de Araxá-MG, e membro da Amorc (Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz), de Londrina-PR. Dr. Bellini e sua esposa Marta Aparecida, dentre tantas ações sociais que tem ajudado a promover o ser humano e valorizar a vida, atualmente cultivam ainda mais a vida no lar, amando e cuidando dos nove netinhos, desenvolvendo a cada dia a responsabilidade de criar caminhos.