\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Dr. Vinicius Guandalini Guapo (HCFMRP-USP) explica como depressão e ansiedade modificam o cérebro

Dr. Vinicius Guandalini Guapo (HCFMRP-USP) explica como depressão e ansiedade modificam o cérebro

O programa da Rádio USP Saúde sem Complicações começou na semana passada um especial sobre ansiedade e depressão com o psiquiatra Vinicius Guandalini Guapo. Doutor em Saúde Mental pela USP de Ribeirão Preto, Guapo atua no serviço de urgências psiquiátricas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. O médico é especialista nas diferenças do processamento de emoções entre os sexos, efeito dos hormônios sexuais no humor e saúde mental da mulher.

Guandalini lembra que a depressão e a ansiedade são transtornos mentais que afetam diretamente o sistema cerebral. “O resultado deste transtorno no cérebro acarreta alterações na maneira das pessoas se sentirem, processarem as informações e sentimentos, como se comportam diante de um problema ou até mesmo de uma felicidade”, continua o psiquiatra.

Em determinados casos, diz, “há uma distorção da realidade, de forma que as pessoas enxerguem os problemas bem maiores do que eles são”. Exemplificando, Guandalini conta que algumas pesquisas conseguem demonstrar que pessoas deprimidas enxergam menos cores e que “isso tem um correlato neural; pois é possível identificar quais são as células hipoativas que fazem com que as pessoas vejam o mundo em preto e branco.”

Saúde Sem Complicações é produzido e apresentado pela locutora Mel Vieira com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Direção: Rosemeire Talamone.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Thainan Honorato