Entenda melhor o que é o programa PrInt USP-Capes

USP foi uma das universidades escolhidas para o Programa de Internacionalização da Capes.

A USP foi uma das universidades selecionadas para fazer parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), criado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O novo programa visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação nacionais e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.

As instituições que, como a USP, tiveram seus projetos contemplados receberão recursos para o financiamento de atividades como auxílio para missões de trabalho no exterior, bolsas de estudo no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no Brasil (pós-doutorado e jovem talento com experiência no exterior) e material de consumo.

“O PrInt é uma importante mudança conceitual da Capes, estimulando as universidades a desenvolverem planos estratégicos de internacionalização, definindo áreas prioritárias, objetivos, metas, ações e avaliação”, explica o pró-reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Ao todo, o programa PrInt USP-Capes investirá R$ 144 milhões nos próximos quatro anos. Os seis primeiros editais do programa já estão com inscrições abertas:

• Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
  • Programa de Professor Visitante do Exterior (PVE)
  • Programa de Apoio a Missões Acadêmico-Científicas no Exterior 2019 (Pame)
  • Programa Jovem Talento com Experiência no Exterior 2019 (JTEE)
  • Programa de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior 2019 (PVEJS)
  • Programa de Capacitação de Doutorandos no Exterior (CAP)

Também está em elaboração um edital para bolsas de estágios de treinamento de servidores no exterior, que será divulgado em breve.

Mais informações podem ser encontradas em usp.br/print.

Referência: Jornal da USP – Por: Érika Yamamoto – Arte sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens