\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Destaque sem imagem > Equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto faz campanha no Dia Mundial do Parkinson

Equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto faz campanha no Dia Mundial do Parkinson

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP realizou ação de conscientização ao “Dia Mundial do Parkinson” no 

A equipe multiprofissional do Distúrbio do Movimento e do Grupo de Parkinson do Centro de Reabilitação Lucy Montoro (CER), ambos do HCFMRP, distribuiram material informativo no Hospital e conversaram com pacientes, acompanhantes e público de modo geral.

O objetivo foi esclarecer a população sobre os vários sintomas do Parkinson e assim estimular o respeito e acolhida às pessoas que sofrem com a doença.

A ação contou com a parceria da Rede Amparo, coordenada pela professora Maria Elisa Piemonte da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em São Paulo. A Amparo é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de familiares e pacientes com doença de Parkinson no Brasil.

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa neurológica. “É provocada pela morte de neurônios no cérebro e leva a sintomas conhecidos como rigidez corporal, lentidão do movimento e tremores”, fala o professor Vitor Tumas da FMRP.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. Tumas revela que ainda não há cura e tratamentos que interrompam a progressão dos sintomas.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Giovanna Grepi