Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP prepara apoiadores de vítimas de violência

Projeto, que inclui workshops gratuitos e distribuição de cartilha educativa para a população, é baseado em modelo canadense.

A cada hora, cerca de 500 mulheres e cinco crianças são vítimas de violência no Brasil, segundo estatística de Organizações não Governamentais (ONGs). Esse contingente exige que, além dos profissionais de saúde, outros apoiadores estejam preparados para acolher esse grupo.

Para preparar apoiadores a vítimas de violência, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP desenvolve projeto educativo para que pessoas comuns também contribuam para essa tarefa. O objetivo é responder a demandas sociais sobre a violência que chegaram à EERP, e a outras unidades do campus da USP em Ribeirão Preto. Essas demandas passaram por debates com alunos, profissionais de saúde e população em geral e foram discutidas também com grupos, sociedades sem fins lucrativos e comissões de apoio a vítimas de violência.

O projeto conta com workshops que trazem informações sobre a violência em seus vários contextos. E, ainda, a definição de violência, seus tipos e, por meio de debates e dinâmicas, objetiva sensibilizar e também desenvolver habilidades básicas para um apoiador a vítimas de violência, além de dicas de como ajudar as vítimas e como e quando denunciar uma violência.

Uma palavra importante relacionada a violência, é o consentimento. Esse termo, ao contrário do que muitos pensam, vai além do “sim” ou do “não”, segundo a professora Lucilene Cardoso, coordenadora do projeto: “Consentimento é se colocar no lugar da outra pessoa, saber o que leva ela a dizer sim ou não para algo, e quais as razões dela para isso”.

Já sobre os apoiadores a professora explica que “uma das principais posturas que eles devem ter é a de saber ouvir, sem fazer julgamentos, permitir que a pessoa fale no próprio ritmo, acreditar genuinamente na vítima, além de saber o que deve ou não dizer para a pessoa, que está fragilizada e em momento delicado”. Como o apoiador pode ajudar a vítima a fazer uma denúncia, ou, como fazer uma denúncia por ela também está entre os tópicos abordados.

Como material complementar das palestras apresentadas nos workshops, os pesquisadores elaboraram cartilha, com informações necessárias para apresentar a temática aos interessados e os instruir com conceitos e conteúdos essenciais.  A última edição do Workshop de Capacitação de Apoiadores a Vítimas de Violência, será no dia 4 de dezembro na EERP.

Modelo canadense

O workshop oferecido para capacitar apoiadores a vítimas de violência nasceu a partir de um modelo canadense desenvolvido no “Sexual Assault Centre” da Universidade de Alberta, Edmonton, Canadá e foi autorizado a ser utilizado no Brasil pelo enfermeiro e doutorando da EERP, Rafael Braga Esteves, que em 2012, durante sua graduação, participou desse treinamento em seu intercâmbio com fomento de Bolsa Mérito Acadêmico – USP.

Para ser utilizado no Brasil, o conteúdo do workshop foi adaptado para a realidade do país, sendo realizadas mudanças especialmente em relação à legislação e a cultura, diferentes nos dois países, além da tradução de alguns termos, que passaram por adaptação semântica e cultural.

Distribuição para a população

Por meio do financiamento oferecido pelo Banco Santander e Pró-Reitoria de Extensão Universitária da USP, a cartilha foi impressa em grande escala e será distribuída em serviços de saúde. Inicialmente, foram impressas 6 mil cópias para serem entregues em postos de saúde, escolas e outros ambientes públicos de Ribeirão Preto, além disso uma versão digital da cartilha será disponibilizada virtualmente em breve.

Mais informações: rafaelbragaesteves@yahoo.com.br

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Stella Arengheri