Escola de Enfermagem lança cartilha com principais cuidados em caso de engasgo de criança

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP acaba de publicar uma cartilha voltada para famílias com bebês menores de um ano de idade, quando são mais propensos a engasgos. O que fazer quando seu bebê engasgar? é toda ilustrada com imagens e passo a passo detalhado de ações a tomar caso um bebê venha a engasgar. As instruções vão da chamada para a emergência até os primeiros socorros que devem ser realizados ainda em casa.

A idealizadora da cartilha foi a recém graduada em enfermagem pela EERP Sabrina Bonetti que notou a falta de materiais educativos dirigidos aos pais e familiares de bebês menores de um ano. Somado a isso, Sabrina verificou que o corpo de bombeiros de Ribeirão Preto atende grande número de ocorrências desse tipo com bebês.

A aluna levou essa preocupação à sua professora e orientadora Fernanda Góes e resolveram desenvolver uma cartilha científica. O resultado foi um material com conteúdo confiável e seguro para ser divulgado para a população. “Talvez o simples fato de ler ou ter a cartilha em casa possa ajudar os pais e familiares a socorrer seu bebê ou mesmo saber como pedir ajuda”, comenta a professora Fernanda.

O trabalho foi validado por professores de enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam na área de resgate. Segundo a orientadora do trabalho, a literatura científica ainda não possui nada parecido com isso. Além disso, todas as informações contidas na cartilha estão de acordo com a última atualização das diretrizes para ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Patrocinador para cartilha impressa

O que fazer quando seu bebê engasgar? já está disponível no site da EERP para os que desejarem fazer download. Mas, tanto aluna quanto orientadora estão à procura de potenciais patrocinadores para a impressão em massa da cartilha, que deverá ser distribuída gratuitamente em postos de saúde, escolas e creches. Para ser um patrocinador, entre em contato pelo telefone (16) 3315-3417.

A cartilha O que fazer quando seu bebê engasgar? é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Sabrina, apresentado à EERP em dezembro de 2016.

Mais informações: fersngoes@eerp.usp.br

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Stella Arengheri