Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto comemora centenário do professor Sylvio de Vergueiro Forjaz

Homenageado foi pioneiro na área de neurocirurgia no interior do Estado e visionário na implantação da FMRP

Com a presença do homenageado a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) comemorou os cem anos do professor Sylvio de Vergueiro Forjaz, médico pioneiro na área de neurocirurgia no interior do Estado de São Paulo. Formado pela USP em 1943, foi um dos primeiros médicos residente do país. Fez estágios internacionais em Paris, Edimburgo e Estocolmo. No estágio em Paris em 1945 e 1946, conheceu sua esposa com quem teve quatro filhos. A família chegou a Ribeirão Preto em 1955, onde Forjaz se tornou professor da FMRP, foi coordenador do Campus e diretor da Unidade onde permaneceu até 25/06/1988.

Na reunião da Congregação no final de junho, que reuniu, além do homenageado, os filhos e colegas, a diretora da FMRP, Margaret de Castro, exaltou a história de vida do professor Forjaz. “Tenha certeza que essa congregação muito se alegra em ter convivido com o senhor, é muita alegria poder comemorar o seu centenário ao seu lado”.

O filho, Horácio Aragonés Forjaz, falou em nome da família. Disse da importância das homenagens que estão acontecendo e a importância das boas histórias na sociedade. Aragonés Forjaz lembrou que seu pai fez parte de um grupo de jovens idealistas que se dedicaram à FMRP e que durante sua infância acompanhou a trajetória do pai na Universidade. “Estamos muito felizes com a pequena homenagem e com esse reconhecimento”.

Homenagem dos colegas

O professor Benedicto Oscar Colli, Titular e Chefe da Divisão de Neurocirurgia agradeceu Forjaz em nome da disciplina e relatou que a neurociência da Universidade de São Paulo só é possível graças a sua dedicação. “Tudo isso só foi possível graças ao professor Forjaz, que em 1956 ministrou o primeiro curso de neurocirurgia nessa Faculdade e, em 1959, implantou a residência médica do Hospital das Clínicas da FMRP, onde desde então formamos mais de 100 residentes”.

Já o professor José Sebastião dos Santos,  Associado do Departamento de Cirurgia e Anatomia relatou a gratidão do seu departamento para com o homenageado. “Tenho certeza que o senhor pode dormir tranquilamente pois o legado que deixou para a Escola foi e ainda é muito importante”.

“Ele foi responsável pela primeira disciplina de terapia intensiva do Brasil”, citou o professor Paulo Louzada Júnior, Associado do Departamento de Clínica Médica,  sobre a criação do curso de graduação de terapia intensiva que contou com a sua sugestão e fundação de Forjaz.

Para finalizar falou o professor José Eduardo Dutra de Oliveira, nutrólogo, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, lembrando as atitudes visionárias do professor Forjaz. Relatou que estiveram juntos em diversos trabalhos no início da FMRP, principalmente, quando trouxeram médicos de outros países para a criação da Unidade. “Essa característica de trazer pessoas de lugares diferentes e começar o curso de medicina foi muito importante, nossa escola deve ser internacional, não ser somente uma Faculdade do Estado de São Paulo.”

Referêncdia: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Vitor Neves – Fotos: Vladimir Tasca