\ Universidade de São Paulo - Sites > Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde == > Concursos HCFMRP > Faleceu, vítima do coronavírus, Prof. James Goodrich

Faleceu, vítima do coronavírus, Prof. James Goodrich

Nos últimos dois anos, o Professor Goodrich esteve junto com a equipe do HC, orientando pessoalmente a condução do processo de separação das gêmeas siamesas unidas pela cabeça Ysadora e Ysabelle.
Sobre essa perda irreparável para a ciência e para a humanidade, o coordenador do processo de separação das siamesas, professor Hélio Machado escreveu:
“É uma perda imensa e irreparável para todos que o conheceram e que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ele.
Dr. Goodrich nos ajudou muito. Durante todo o ano de 2018 participou de todo o planejamento e execução da cirurgia de separação das gêmeas craniópagas em nosso hospital. Aplicamos uma técnica totalmente inovadora que ele próprio aprimorou e que permite que ambas as crianças sobrevivam em boas condições.
Era uma figura humana, sensível, incansável, atencioso e atento a todos os detalhes que tornaram possível a execução de um procedimento impar, o mais complexo dentro todos da neurocirurgia pediátrica e cirurgia plástica reconstrutiva, somente possível com o apoio de grande equipe multidisciplinar.
Sua atuação conosco foi, sem dúvida, responsável pelo resultado feliz. Dr. Goodrich chefiava o Serviço de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Montefiore em Nova Iorque e sua grande contribuição estava ligada à cirurgia craniofacial complexa.
Destacou-se também como grande conhecedor da história da medicina e colecionador de objetos e documentos ligados a arte médica. Veterano do Vietnam perdeu a última batalha contra o covid-19. Uma perda irreparável para a neurocirurgia, a medicina e a arte médica. Inesquecível para nossa Instituição onde deixa marca indelével.
Obrigado por tudo, e em nome de todos, Professor James Goodrich”.