Farmacêuticos do HC foram destaque em publicação nacional por três vezes consecutivas

Os trabalhos foram classificados, pelo Conselho Federal de Farmácia, entre os melhores do país e foram publicados na revista “Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS”.

A revista, organizada  pelo Conselho Federal de Farmácia  em parceria com o CONASS,  reúne relatos de farmacêuticos de todo o Brasil que desenvolvem trabalhos bem-sucedidos no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Essas experiências comprovam que o trabalho farmacêutico qualificado interfere positivamente na melhoria do quadro geral de saúde da população local, favorecendo o acesso e contribuindo para o uso racional de medicamentos.

Este ano, o Conselho   premiou os três melhores trabalhos  de cada revista, que tratam de publicação do Estado de São Paulo.Foram analisadas todas as edições  da revista a partir de 2011 e os três trabalhos  da Assistência  Farmacêutica do HCFMRP  foram  premiados.

O primeiro   a receber a placa de mérito farmacêutico foi o trabalho “A Implantação da Assistência Farmacêutica na Enfermaria de Neurologia de um Hospital  Universitário”,  da edição  do ano de 2013 , de autoria das farmacêuticas  Alexandra Cruz Abramovicius e Lilian Primo , em parceria  com os professores João Paulo Rodrigues e Leonardo Leiria Faculdade de Ciências Farmacêuticas  da USP.

Em agosto, foi a vez das farmacêuticas da Unidade de Emergência com o trabalho “Implantação de formulário para utilização e dispensação de medicamentos impactantes no orçamento hospitalar” O trabalho foi realizado pelas farmacêuticas Aline Morais, Ana Paula Araki, Marcia Sanches, Alessandra Matsuno, Claudia Righeti com a colaboração dos doutores José Paulo Pinthyá, José Wilson Lovato e Sérgio Innocente.

Também receberam o prêmio as farmacêuticas Rejane Pádua Souza, Marcia Freitas Derruci, Juliana  Machado, Gessia Kremer,  da Farmácia de Componente Especializado da Assistência  Farmacêutica (Franca), parceira do Hospital através de Convênio Faepa. O trabalho vencedor foi “Importância da assistência farmacêutica na promoção do uso racional de medicamentos por meio da intervenção no processo de judicialização .

Referência: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP