Ferramenta de auxílio à gestante será oficialmente implantada no Estado de São Paulo

instalação de aplicativos nos celulares - foto Cecília Bastos

Ibitinga será a primeira cidade do País a implantar o Prenacel, sistema desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP que oferece informações às gestantes e seus parceiros durante os períodos de pré-natal e pós-parto por meio de mensagens de texto (SMS) pelo celular. A ferramenta   passou por testes e avaliações em projeto piloto realizado nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto.

Ibitinga foi o município escolhido para ser pioneiro na utilização do serviço em função do convênio de cooperação entre a FMRP e a prefeitura daquela cidade, firmado em 2017. Por esse motivo, enfermeiras do Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS) já estão recebendo o primeiro treinamento de uso do sistema.

O programa vai oferecer às gestantes mensagens automáticas e gratuitas, que serão enviadas semanalmente, com orientações sobre o período gestacional, dicas de saúde, segurança e sobre o bebê. Além de proporcionar um espaço de interação, onde a paciente pode enviar dúvidas, que serão lidas e respondidas pelas enfermeiras de forma personalizada para cada caso.

A intenção dos coordenadores com o novo sistema é expandir o acesso das mulheres a informações dirigidas que as façam se sentir seguras e preparadas e, assim, contribuir para a prevenção de complicações que acontecem durante a gravidez, no momento do parto e para a diminuição da taxa de mortalidade materna no Brasil.

Além do Prenacel, o convênio entre a FMRP e a Prefeitura de Ibitinga permitiu a  orientação de profissionais da saúde daquela cidade, como, por exemplo, sobre a hipertensão arterial secundária a partir dos sintomas e sinais dos pacientes, além do oferecimentos de diversas palestras, entre elas sobre diabetes, organização da atenção básica, entre outras.

Referência: Portal de Informações da USP Ribeirão Preto – Por: Maju Petroni (com informações da Assessoria de Comunicação da cidade de Ibitinga) – Foto: Cecília Bastos